Quem vai a Cancún para descansar em praias paradisíacas pode nem imaginar que debaixo d’água existe um museu, o MUSA (Museo Subacuatico de Arte). Em meio ao Parque Nacional Marinho, em Puerto Morelos, o Underwater Museum resguarda verdadeiras obras de arte a nove metros de profundidade, que ali permanecem desde 2009.

As mais de 400 esculturas majestosas, com pesos de mais de 120 toneladas, chegaram para abrilhantar ainda mais o fundo do mar, fundindo-se a natureza submarina e modificando-se com o tempo. A iniciativa partiu do artista Jason de Caires Taylor, que criou as obras inspiradas em moradores da região, uma aldeia de pescadores a 35 km de Cancún.

A água cristalina permite que os turistas vejam as figuras humanas petrificadas lá embaixo, podendo ser acessadas por meio do mergulho, um passeio bem diferente e interessante para se fazer na ilha. De tempos em tempos a região na península de Yucatán ganha mais esculturas, cada qual com seu tema, nome e missão, como é o caso de uma mulher grávida, que está ali para simbolizar a vida.

O museu já foi listado pela revista “Forbes” como um dos destinos turísticos mais exclusivos do mundo, e tem o objetivo de demonstrar a interação entre arte e ciência ambiental, já que os arrecifes artificiais formam uma estrutura para ser colonizado pela vida marinha. A instalação recebe mais de 750 mil visitantes por ano.

VIABrunella Nunes
FONTEQuanto Custa Viajar
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS