Antes do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro em quase todo o país, a apresentadora de televisão Glória Maria repostou em sua conta no Instagram uma frase que dividiu seus seguidores. “O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela, ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”, dizia a mensagem, frase do ator negro Morgan Freeman. Após críticas, ela disse que não excluiria a imagem.

A publicação, postada na quarta-feira (15), tinha mais de 53 mil curtidas até a tarde deste domingo e recebeu também muitos comentários. Alguns seguidores se mostraram favoráveis em relação à manifestação da jornalista, outros, no entanto, pediram para que ela excluísse a imagem de sua conta.

Simples assim! Amei! Repost @duektufi ❤️

A post shared by Gloria Maria (@gloriamariareal) on

Um dos seguidores apoiou a publicação e escreveu: “precisamos de condições de igualdade e não de vantagens”.

Outro seguidor, porém, manifestou ser contrário ao pensamento: “desnecessária a frase. Consciência humana de quem??? Não vejo o negro se amando, não vejo o negro na política, não vejo o negro nas universidades públicas, não vejo o negro à frente, no controle sabe…”.

Após a repercussão, a apresentadora decidiu se manifestar novamente. No espaço de comentários da mesma publicação, Glória disse que “não concordar com o pensamento do ator americano é um direito dos brasileiros”, mas que ela, no entanto, o apoia. Além disso, se referindo às pessoas que pediram para que ela excluísse a publicação, Glória manifestou: “apagar este post???? Nunca!!!! Quem não concorda com ele ok! Acho triste mas entendam”.

Leia o comentário na íntegra:

“Pra todos que não concordam com este pensamento do Morgan Freeman: Não concordar é um direito de vocês! Mas pretender que todos pensem igual é no mínimo prepotente! Eu concordo totalmente com ele! Pra começar ele não é brasileiro e não está citando o dia da Consciência Negra. Uma conquista nossa! Está falando de algo muito maior. Humanidade! Eu e ele também nascemos negros e pobres e conquistamos nosso espaço com muita luta é trabalho! Não somos privilegiados. Somos pessoas que nunca aceitaram o lugar reservado pra nós num mundo branco! Algum de vocês conhece a minha história e a dele? Se contentam em tirar conclusões e emitir opiniões equivocadas em redes sociais! Nós estudamos, lutamos, resistimos e combatemos todo tipo de discriminação! O preconceito racial é marca nas nossas vidas! Mas não tenho que mudar minhas ideias por imposição de quem quer que seja! Apagar este post???? Nunca!!!! Quem não concorda com ele ok! Acho triste mas entendam. As cabeças e os sentimentos graças a Deus não são iguais! Como lutar contra a desigualdade se não aceitamos as diferenças? Queridos vivam suas vidas e nos deixe viver a nossa! Temos que tentar sempre encontrar nosso próprio caminho! Sem criticar e condenar o dos outros! Cada um precisa combater o racismo da maneira que achar melhor! Lembrando sempre do direito e da opinião do outro!sou negra e me orgulho . Mas não sigo cartilhas . Minhas dores raciais conheci e combati sozinha! Sem rede social para exibir minhas frustrações! Tenho direito e dever de colocar o que penso num espaço que é meu! Não imponho e não aceito que me digam como devo viver ou pensar!”.

FONTEGazeta do Povo
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS