Instalação artística The Umbrella Sky é apenas um dos ingredientes da festa que acontece todo mês de Julho. Concertos, animação de rua e tasquinhas, também constam do programa do AgitÁgueda.

Ano passado, o projeto alargou-se, quer em termos de ruas abrangidas, quer na quantidade de guarda-chuvas aplicados. E nem podia ser de outra forma. Depois de as imagens do The Umbrella Sky terem corrido mundo – através das redes sociais e também em revistas estrangeiras –, a verdade é que há cada vez mais pessoas a quererem ver a instalação artística que já se tornou a imagem de marca das festas de Águeda (AgitÁgueda).

Segundo avançou Edson Santos, vereador da cultura da câmara de Águeda, na edição de 2016 há mais de “5000 guarda-chuvas coloridos a cobrir as ruas do centro”, com um programa de animação que contempla nomes como os de Cock Robin, Ana Moura, Tito Paris, Emir Kusturica, entre outros.

A festa já arrancou, e tem muito mais para ver além das ruas cobertas pelos guarda-chuvas – na certeza de que o The Umbrella Sky vai manter-se para além do programa do AgitÁgueda, mais concretamente até Setembro. “Em termos de arte urbana, temos novas atrações, nomeadamente a pintura de paredes”, destacou Edson Santos. Dos 23 dias de animação consecutivos, saltam ainda à vista as “várias street performances, o Carnaval Fora d’Horas, e o encontro de fanfarras, que culminará com o espetáculo de Emir Kusturica”, realçou ainda o vereador da cultura.

Este programa de animação, que resulta de um orçamento de cerca de 500 mil euros, é também feito de gastronomia (com várias tasquinhas), mostra de artesanato, atividades desportivas, atuação de Dj´s e os habituais concertos musicais – tudo com entrada gratuita.

“Entre as 15h e até de madrugada, há sempre algo a acontecer no Largo 1.º de Maio e ruas adjacentes”, frisou ainda Edson Santos, a propósito do programa que costuma levar à cidade de Águeda cerca de “200 mil visitantes”. “Cada vez recebemos mais turistas estrangeiros. Este ano, já fomos contactados por vários agentes turísticos que querem vir para cá e trazer grupos de visitantes”, desvendou o vereador

Nesta que é já a 12.ª edição do AgitÁgueda, e à semelhança do que vem sendo habitual, a organização não esqueceu os mais novos, apostando num espaço e programa para crianças, o AgitaKids.

VIAMaria José Santana
FONTEPublico.pt
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS