O manjericão é uma erva comumente usada em diversos pratos, principalmente em molhos e polpas de tomate, pois seu aroma e sabor únicos podem promover um sabor muito saboroso em pratos que são adicionados a erva. Porém, ele pode surpreender pelos benefícios que proporciona para a saúde.

E você sabia que existem mais de 35 tipos diferentes de manjericão? Pois é!

Nesse artigo irei mostrar quais são os benefícios que o manjericão pode trazer a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Curiosidades Sobre O Manjericão


O Tulsi Possui Incríveis Benefícios Medicinais
Assim como comentado acima, existem mais de 35 tipos diferentes de manjericão, de diferentes tipos e tamanhos, no entanto o mais conhecido e mais usados é o manjericão-de-folha-larga.

A erva possui ao menos seis tipos de óleos essenciais, e é usado como erva medicinal na Asia e na Índia, pois possui propriedades medicinais e auxilia em diferentes tipos de problemas.

No entanto, um dos tipos de manjericão que possui mais benefícios é o Tulsi (ou manjericão sagrado), que é literalmente considerada uma erva sagrada, pois além de seu uso medicinal, também vem sendo usado por milhares de anos em tratamentos, tinturas chás, condimentos, tônicos etc.

Manjericão em inglês “basil”, deriva da palavra grega “basileus” que tem o significado de Rei. E por esse mesmo motivo que a planta era considerada nobre, e era usada em banhos e na medicina.

Os diferentes tipos de manjericão possuem diferentes tipos de aromas e sabores também, no caso o de-folha-larga, que é principalmente usado na culinária italiana, possui um gosto mais adocicado.

Já o manjericão-limão, tem um aroma e sabor mais cítrico, devido a sua concentração.

Benefícios Do Manjericão Para A Saúde

Confira quais são os benefícios mais encontrados no manjericão-de-folha-larga para a saúde.

1-Propriedades Anti-Inflamatórias
Os óleos essenciais do manjericão, incluindo o eugenol, o citronellol e o linalool, são enzimas que fazem com o que as inflamações e doenças inflamatórias possam ser curadas de forma mais rápida, além de ajudar a diminuir o enchaço corporal.

Um estudo realizado pela Purdue University revelou que os óleos do manjericão possuem ricos compostos e flavonoides naturais, que em alguns casoss podem auxiliar mais que medicamentos.

2-Propriedades Anti-Bacterianas
O manjericão pode ajudar a combater até mesmo bactérias; de acordo com um estudo recente os óleos essenciais da planta ajudaram a inibir bactérias que antibióticos comuns não conseguiram combater; e inclusive inibiram o crescimento da bactéria. (4)

No entanto, os estudos mais aprofundados, sobre a erva ajudar na recuperação de doenças e infecções ainda estão em andamento.

3-Promove A Saúde Cardiovascular
A planta possui bastante Vitamina A e possui o Betacaroteno, um antioxidantes poderosíssimo, que pode ajudar a cuidar da saúde cardiovascular, protegendo as células epitelias e ajudando nos vasos sanguíneos.

Além do mais, as propriedades do manjericão também ajudam para o controle do colesterol ruim, e para que este não se acumule nas paredes sanguíneas.

O manjericão possui diversos benefícios para a saúde e pode te ajudar a ter uma dieta mais saudável, por isso prefira sempre consumi-lo in natura e em receitas saudáveis.

As ervas são muito boas para a sua saúde, e podem inclusive te ajudar na perda de peso, seja em receitas ou mesmo em sucos!

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

FONTEDr. Juliano Pimentel
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS