ORIGEM DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados – também conhecido com Dia dos Fiéis Defuntos ou como Dia dos Mortos no México – é uma data celebrada pelos cristãos no dia 2 de novembro. Data-se que desde o Século II os fieis costumavam rezar pelos seus entes queridos falecidos visitando seus túmulos para rezar pelas suas almas. No Século V, a Igreja passou a dedicar um dia especial aos mortos, pelos quais quase ninguém rezava e aumentou a importância desta data. Mas foi somente no século XIII que esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro e já tem 2 mil anos de história e tradição.

SIGNIFICADO DO DIA DE FINADOS

Muitas pessoas pensam que o Dia de Finados é um dia triste, mas o real significado desse dia é prestar homenagem àquelas pessoas queridas que já encontraram a vida eterna, é demonstrar a eles que o amor que sentimos jamais morrerá e recordar a sua memória com alegria.

Quem crê em Deus precisa lembrar que a vida não termina nunca, quem falece vai viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. Veja abaixo 3 diferentes versões da Oração do Dia de Finados para lembrar, homenagear e declarar sua saudade àqueles que já faleceram.

1- ORAÇÃO PARA O DIA DE FINADOS

“Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:

Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença. Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.

Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz.

Amém.”

2- ORAÇÃO PELOS FALECIDOS

“Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.”

FONTEwemystic
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS