É raro, mas acontece – e pode matar o bebê: estamos falando de um nó no cordão umbilical.

Só uma pequena porcentagem das gestações enfrenta esse complicado e perigoso desafio, que, quando se apresenta, geralmente é nos primeiros meses de vida do bebê no útero da mãe.

Os fatores que causam esse nó são vários: pode ser a movimentação do bebê, pode ser que o cordão umbilical seja muito longo, pode ser a gestação de gêmeos idênticos dividindo o saco amniótico… O fato é que existe a possibilidade de o cordão se enrolar e de o bebê acabar se enroscando nele. Quando o nó é muito forte e a gravidez está no início, também existe o risco de aborto espontâneo, devido à perda de oxigenação por parte do bebê. Mas o risco de morte da criança, quando ocorre um nó no cordão umbilical, é real durante toda a gestação.

É por isso que tem repercutido nas redes sociais o relato de um pai que ouviu dos médicos a seguinte frase durante o nascimento de seu filho:

“PAI, RÁPIDO, TIRE UMA FOTO! SEU BEBÊ É UM MILAGRE!”

O caso é mencionado na fanpage “Mãe Tips”, voltada a compartilhar dicas de maternidade. A postagem levou muitas mães a compartilharem nessa página o seu próprio testemunho relacionado com o nó no cordão umbilical. Os comentários são repletos de alívio e gratidão pela sobrevivência dos bebês, embora alguns tenham sofrido sequelas:

“A LUANA NASCEU ASSIM. SE EU SOUBESSE DA GRAVIDADE ANTES, ELA TERIA SE CHAMADO LUANA VITÓRIA. É O CHAMADO NÓ VERDADEIRO”

“O CORDÃO DO MEU BEBÊ TAMBÉM ESTAVA COM UM NÓ. GRAÇAS A DEUS ELE NASCEU BEM”

“MEU BEBÊ TBM TEVE ESSE NÓ, MAS INFELIZMENTE ELE TEVE SEQUELAS – PARALISIA CEREBRAL”

“MEU FILHO TB NASCEU COM UM NÓ NO CORDÃO… NA HORA EM QUE NASCEU, A MÉDICA DISSE QUE ERA BEM RARO E DEPOIS NOS DISSE QUE ELE PODERIA TER MORRIDO… GRAÇAS A DEUS NASCEU SAUDÁVEL, MEU BEBÊ!”

“NOSSA! MEU BEBÊ TAMBÉM TINHA UM NÓ NO CORDÃO, O MÉDICO QUE FEZ O PARTO DISSE QUE NUNCA TINHA VISTO ISSO! MEU BEBÊ NASCEU PERFEITO APESAR DE PREMATURO! LINDÃO, JÁ COM 10 MESES”

“O DAVI É UM VERDADEIRO MILAGRE… DEUS O ABENÇOE SEMPRE”.

O nó no cordão umbilical pode ser raro, mas é uma das diversas possibilidades que precisam ser monitoradas ao longo da gravidez. É fundamental acompanhar a gestação detalhadamente para garantir o bem do bebê e da mamãe. Deus faz a parte dele, mas sempre nos confia a tarefa de fazer a nossa!

FONTEAleteia
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS