Desde o século passado, inúmeras crianças têm aprendido a oração do Santo Anjo do Senhor, que, geralmente, é ensinada em casa, pelos pais, avós, nas escolas ou na Igreja. É uma oração simples, fácil de ser memorizada, que invoca a intercessão do anjo da guarda. As crianças (e os adultos) adoram! Por isso, ela se tornou um elemento básico da cultura e continua sendo transmitida de geração em geração.

Por muitos anos, acreditou-se que Santo Anselmo da Cantuária, um monge beneditino que vivia durante o século 11, fosse o autor da oração. No entanto, estudiosos recentes descobriram que a oração provavelmente tenha sido composta por Reginaldo da Cantuária, outro monge beneditino que viveu no mesmo tempo que Santo Anselmo. Os pesquisadores encontraram uma oração de Reginaldo que tem uma forte semelhança com a atual oração do Santo Anjo.

Em latim, a oração do monge Reginaldo começa assim:

Angele, qui meus es custos pietate superna,
me tibi commissum serva, tueare, guberna;
terge meam mentem vitiis et labe veterna
assiduusque comes mihi sis vitaque lucerna.

A oração do Santo Anjo do Senhor em latim também começa de forma semelhante:

Angele Dei, qui custos es mei, Me tibi commissum pietate superna;
(Hodie, Hac nocte) illumina, custodi, rege, et guberna.

Independentemente de quem tenha criado a oração, o que temos que ter em mente é a sua riqueza e a sua tradição, que remonta a quase mil anos. A Igreja preservou-a durante todos esses anos por causa de sua verdade simples e profunda. Ela reconhece a existência de nossos anjos da guarda e invoca sua ajuda em nosso tempo de necessidade.

Os anjos da guarda estão aqui para nos proteger, nos guiar e nos levar à vida eterna. Esta não é apenas uma “oração infantil”, mas uma oração que todos deveriam dizer diariamente. Esta oração nos lembra que os anjos podem ter um impacto em nossas vidas e estão aqui por causa do amor de Deus por nós. Nós simplesmente precisamos invocar o seu auxílio e confiar na promessa de Jesus de que os nossos “anjos sempre contemplam o rosto de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18:10).

Aproveite e clame agora!

Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,

se a ti me confiou a piedade divina,

sempre me rege,

me guarda,

me governa

e me ilumina.

Amém.

FONTEAleteia
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS