Se eu tivesse ido. Se tivesse falado. Se eu tivesse feito. Se tivesse calado. Se tivesse ouvido. Se eu tivesse …
Fica difícil para nós, simples mortais, chegarmos à conclusão de que a partícula “SE”, quando utilizada no passado, não tem efeito algum. Não modifica o passado. Temos a estranha mania de ficar pensando no que poderia ter acontecido.

Situações hipotéticas que poderiam ou, não, mudar o presente. Perdemos um tempo precioso de nossas vidas lamentando o que poderia ter sido, caso, tivéssemos tomado essa ou aquela decisão. E deixamos de viver o agora. Deixamos de planejar o futuro, quando, aí, sim, a partícula “SE” poderá fazer sentido. Se eu for, se eu fizer, se eu falar…Nesse caso, temos a possibilidade de escolha. É um fato que ainda está para acontecer. Pode ser uma escolha certa ou não. Se for a decisão certa, ficaremos alegres, se for errada, nos servirá de lição. Para isso estamos aqui, nesse Mundão, que, por vezes, nos parece sem sentido. Estamos aprendendo, amadurecendo, crescendo e evoluindo.

Não podemos ficar presos ao passado. A vida não acontece no passado. Verdade que algumas atitudes do passado, poderão interferir no futuro, de forma positiva ou negativa, mas o “feito está feito”. O máximo que poderemos fazer, será lidar com as consequências de nossas escolhas e atitudes. Somos humanos, passíveis de erros e acertos. Não percamos tempo, ele nos é valioso.

Muitas vezes, desperdiçamos tempo com bobagens, coisas sem muita importância, e quando acordarmos para vida, já poderemos estar mais perto do Céu do que da Terra…Não acho que para crescer, evoluir, aprender, seja necessário sofrer. Podemos passar por todas essas etapas vivendo da melhor maneira possível. Por que a vida precisa ser um martírio? Entendo e tenho consciência do quão difícil tem sido a vida para a maioria de nós. Todos passamos por momentos difíceis na vida, sem exceção. Mas são momentos e passam. Assim, é também a felicidade. É feita de momentos. E momentos felizes se fazem presentes quando conseguimos superar momentos difíceis.

Nas horas sofridas, não nos esqueçamos de lembrar do sol a brilhar, da chuva a cair, da lua, as estrelas. Essas maravilhas, sim, são atemporais. Existem no passado, presente e futuro. “E SE” você não tivesse nascido, apesar de todos os problemas, dores e sofrimentos, teria perdido essa maravilhosa oportunidade de se deliciar nessa louca aventura de viver.

Elenice Bastos.

FONTEVida em equilíbrio
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS