Tezuka Osamu, o “Deus do Mangá Moderno” e Maurício de Souza conheceram-se e tornaram-se amigos em 1984, através da Fundação Japão. A partir desse encontro, nasceu uma parceria motivada pela mesma paixão e estabeleceu-se uma grande amizade entre os dois grandes mestres das histórias em quadrinhos.

Depois que se conheceram, os dois amigos passaram a manter contato permanente e se visitavam de vez em quando. Eles estavam desenvolvendo um projeto juntos onde os personagens de ambos se misturavam em uma só história, porém com a morte de Osamu em 1989, aos 60 anos de idade, o projeto foi infelizmente interrompido.

Em homenagem à Tezuka Osamu, Maurício criou esse desenho em que seus personagens estão consolando alguns dos personagens de Tezuka Osamu:

O sonho de reunir os personagens de ambos se tornou de fato realidade somente após 24 anos. Maurício lançou o quadrinho “Tesouro Verde” que gira em torno da defesa do meio ambiente. Na história, a Turma da Mônica Jovem encontra com a Princesa Safiri, Astro Boy e Kimba para uma grande e incrível aventura ecológica.

Abaixo, um vídeo com o lançamento do quadrinho e uma entrevista com Maurício de Souza sobre sua amizade com Tezuka Osamu.

O tema do quadrinho que em homenagem à Tezuka Osamu, adotou um estilo mangá é a união dos personagens na preservação da Amazônia. Trata-se de um tema importantíssimo na atualidade e que tem o objetivo de alertar crianças e jovens a respeito da sustentabilidade, um tema sempre presente nas publicações dos dois.

Foi a primeira vez que ocorreu um intercâmbio desse tipo entre Brasil e Japão e espero que haja muitos outros. Dá até uma emoçãozinha em ver personagens de dois grandes escritores que fizeram parte da minha infância, reunidos em uma publicação, pois mostra que não existe limites, nem fronteiras quando se trata de imaginação.

VIASilvia Kawanami
FONTEJapão em Foco
COMPARTILHAR
A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.


COMENTÁRIOS