O vencedor do prêmio Pritzker de 2016, Alejandro Ravena, disponibilizou gratuitamente quatro dos seus projetos de moradias populares mais famosos. Ou seja, eles podem ser usados e adaptados de forma livre por qualquer interessado.

Ravena fez o anúncio em um debate com os vencedores do prêmio, considerado o “Nobel da Arquitetura”, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. Ele acredita que os arquitetos devem trabalhar juntos para responder ao desafio das ondas migratórias que têm acontecido no mundo todo.

Os quatro projetos da chamada abordagem “incremental” arquitetônica estão disponíveis para download gratuito no site do escritório de arquitetura de Ravena, o Elemental. Os rascunhos oferecem noções básicas para a construção de moradias de baixo orçamento.

Segundo seu escritório, até 2020, 1 bilhão de moradores de cidades ao redor do mundo estarão vivendo abaixo da linha da pobreza. Isso significa que os governos precisarão criar habitações populares em larga escala.

O arquiteto espera que a iniciativa mostre aos líderes políticos e ao mercado que a habitação popular não é cara, e que ela sirva de inspiração para outros arquitetos.

Selecionamos uma entrevista com o arquiteto onde ele fala do papel social da arquitetura:

FONTERazões para acreditar
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS