Um bom filme pode nos emocionar, nos deixar tristes, se divertir, entediar … Tudo isso, graças ao fato de que esta arte não deixa de ser um reflexo da própria vida. E é precisamente de onde vem o poder formativo deles.

Portanto, uma vez que as crianças são ‘pequenas esponjas’ que absorvem todos os tipos de conhecimento, é interessante fazer uma boa seleção de filmes para ajudá-los a conhecer um ao outro melhor , ganhar confiança em si mesmos e levá-los a desenvolver como indivíduos felizes e assertivos.

Em seguida, apresentamos uma lista de filmes que muitos treinadores e educadores usam com seus filhos para trabalhar na autoestima das crianças. Eles serão úteis para aprenderem a se conhecer melhor, e desenvolver com total segurança suas possibilidades, habilidades, emoções, etc.

Ratatouille, 2007

Dirigido por Brad Bird , Ratatouille é um filme que mostra a história de um pequeno roedor cujo sonho e talento é ser um ótimo cozinheiro. Para isso, é associado a um menino: filho de um chef famoso, mas é um desastre antes da cozinha.

Este filme permite que as crianças descubram que não há limites para aprimorar seu talento . Se eles realmente tiverem uma habilidade, um sonho, terão pelo menos a chance de lutar por isso e adaptá-lo às suas condições.

Procurando por Nemo, 2003

Andrew Stanton e Lee Unkrich dirigiram um dos filmes mais famosos do século XXI que até teve uma continuação recente com um papel principal do adorável Dory .

Neste filme, encontramos várias lições a serem superadas. Por exemplo, o pequeno Nemo, que tem uma barbatana menor que a outra, ou a busca incansável que o pai se encarrega de encontrá-lo quando se perde. Ambos mostram que quando você quer algo com muita força, nada pode ficar no caminho . Você apenas tem que trabalhar para atingir o objetivo final com entusiasmo, entusiasmo e confiança em suas próprias possibilidades.

Wall-E, 2008

Entre os filmes para trabalhar na auto-estima das crianças, não podemos esquecer Wall-E . Este trabalho de ficção científica produzido pela Disney e pela Pixar conta a história de um robô de limpeza que não parou de funcionar apesar do fato de que a Terra foi abandonada pela humanidade há muitos séculos .

A partir deste filme podemos extrair várias lições interessantes, como a necessidade de uma gestão adequada dos resíduos. Mas tem uma importância especial para as crianças, a necessidade de sua própria autonomia, o controle da dependência de tecnologia , dispositivos, smartphones, etc.

Comunicação humana face a face, mesmo no filme visto através de robôs, é vital. Assim, podemos aprender a linguagem corporal e o significado dos sons para saber como se comunicar de forma eficiente, segura e sensata.

Na parte de trás de 2015

Conhecido por seu nome original, Inside Out , é um moderno clássico da Disney e da Pixar, no qual as emoções das crianças são exploradas profusamente, especialmente repugnância, medo, raiva, tristeza e alegria.

Grande parte do trabalho que é feito com os pequenos para que eles aprendam a cuidar de sua auto-estima tem a ver com suas próprias emoções . Neste caso, não é tanto que você aprenda a gerenciá-los, mas sim concentrar-se em entendê-los, compreendê-los, aceitá-los e conhecer as conseqüências para que eles progressivamente consigam um gerenciamento inteligente deles.

“Você não pode se concentrar no que está errado, há sempre uma maneira de mudar as coisas.”-Alegría-

Como treinar seu dragão, 2010

Terminamos nossa jornada pelos filmes para trabalhar na autoestima das crianças com outro excelente filme que conta a história de um jovem que tem uma bela amizade com um dragão.

Para cuidar e desfrutar de sua amizade com o dragão, um ser do qual todo o seu povo tem medo, o menino lutará contra as tradições ancestrais de seu povo, dando prioridade à autoconfiança diante do medo . Para isso, o jovem mostra-se muito assertivo, dando prioridade aos seres vivos sobre os costumes e os terrores infundados.

Qualquer um desses cinco filmes, e muitos mais que a certeza de saber, é um excelente material para o trabalho menor auto-estima, confiança crescer e desenvolver-se em um ambiente adequado e adaptado às suas capacidades.

Texto por La Mente es maravillosa,  traduzido e adaptado pelo site A Grande Arte de ser Feliz.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.