As frases para superar a tristeza nos lembram que, embora haja dias cinzentos em nosso calendário, é obrigatório ver o lado positivo da vida. No fim das contas, quando se chega ao fundo não há outra opção a não ser levantar, nascer das cinzas e fazer das tristezas as sementes de um valioso aprendizado…

Sabemos que não é fácil. Muitas vezes há alguém que procura incentivar-nos com as expressões clássicas de motivação e superação pessoal, as mesmas que compartilhamos em nossas redes sociais para oferecer suporte. Sabemos que uma frase, por si só, não cura nem ilumina a saída de nossos túneis pessoais de frustração ou sofrimento.

No entanto, elas conseguem algo valioso: nos obrigam a refletir. Neste complexo trabalho que é, sem dúvidas, entender e desembaraçar nossas emoções e problemas, tanto os livros quanto os legados de pequena sabedoria contidos nas frases de autores relevantes são janelas que nos ajudam a acordar. Eles também são pontes para descobrir que existem outras estradas que podemos percorrer para reparar muitos dos nossos problemas mais comuns.

Portanto, poderíamos dizer sem erro que as frases para superar a tristeza do cotidiano são úteis, práticas, e vale a pena tê-las sempre à mão ou, por que não, perto do coração.

7 frases para superar a tristeza cotidiana

Pensemos por um momento que nossa mente é como um jardim. Uma grande extensão de terra que no momento está um pouco estéril e habitada por ervas daninhas, espécies invasoras que tiram a beleza de nossa propriedade. Essas ervas são os pensamentos negativos, são as que se espalham rapidamente no nosso jardim, em nossa mente.

Para ter um jardim saudável e cheio de flores, devemos ser capazes de arrancar as ervas daninhas primeiro (pensamentos negativos, obsessivos, etc.) e, então, nutrir bem a terra, colocar água, fertilizantes e sementes que farão crescer novas flores.

As sementes que plantamos podem ser, sem dúvida, muitas destas frases. Citações, declarações e conselhos para plantar em nossas mentes para nos permitir refletir, gerar mudanças, abrir portas onde costumávamos ver somente muros… Vamos levá-los como presentes de sabedoria e fazer bom uso deles.

1- Mova-se, gere mudanças

“Suas emoções não devem ser paralisantes. Elas não deveriam impedi-lo de ser tudo que você pode ser.”
-Wayne Dyer-

Em nosso espaço, já falamos sobre o legado psicológico e espiritual de Wayne Dyer. Graças a ele, milhões de pessoas conseguiram criar estratégias de crescimento pessoais valiosas para entender, por exemplo, muitas das suas atitudes limitantes, as áreas errôneas que administramos mal e que nos impedem de avançar.

Quando tais momentos surgem, aqueles habitados por tristeza ou desânimo, não podemos nem devemos ficar paralisados. Não devemos “lutar” diante de nossos medos ou nossos problemas, devemos compreendê-los, derrubá-los, torná-los pequenos, e depois aprender com eles e avançar.

2- Que nada nem ninguém estrague seu dia

“Grave isso em seu coração: todos os dias são o melhor do ano.”
-W. Emerson-

Ralph Waldo Emerson era um escritor, filósofo e poeta americano do século XIX. Suas obras e sua visão do ser humano contribuíram para o desenvolvimento do que hoje conhecemos como “novo pensamento”. Assim, deve-se dizer que frases como esta são comuns em seu legado intelectual para superar a tristeza diária.

Um dos seus ensinamentos é simples, útil e direto: por que devemos desperdiçar o que cada dia pode nos oferecer? O aqui e o agora não se repetirão. Então, lembremos, nada nem ninguém tem o direito de estragar nossa chance de ser feliz. Vamos tirar essas nuvens escuras que assombram nossas mentes e aproveitar nossos dias.

3- Não se deixe contagiar pela negatividade

“O homem tem uma obsessão cega quando se trata de contar seus problemas, mas ele raramente conta suas alegrias. Se nós as contássemos, proporcionaríamos felicidade uns aos outros”.
– Fiódor Dostoievski-

Se há algo enriquecedor é ler os grandes clássicos, como Tchekhov ou Dostoievski. Nós sempre nos sentimos identificados com essas histórias e com esses perfis humanos, e esta frase é um excelente exemplo disso.

Não podemos negar que as pessoas gostam muito de falar sobre o negativo, sobre os problemas. De fato, raramente passamos um dia sem ouvir críticas ou sem que alguém nos diga o quanto odeia alguma coisa. Portanto, seria conveniente filtrar todo esse tipo de dinâmica para que nossa saúde melhore em todos os sentidos.

Vamos tentar mudar o canal, mudar de sentido. E se colocarmos a alegria na moda? E se nos tornarmos mais obcecados com a conversa sobre coisas positivas?

4- Abra seus olhos, confie

“Quando uma porta se fecha, outra se abre.”
-Miguel de Cervantes-

Esta é uma das mais conhecidas frases para superar a tristeza e oferecer incentivo e esperança, uma das mais compartilhadas no nosso dia a dia. A reflexão que nos deixa é quase obrigatória: quando pensamos que atingimos o fundo e que não há saída, na realidade diante de nós talvez não se abra uma porta, mas um universo inteiro. Você só precisa saber como vê-lo.

5- Se você cair 10 vezes, levante-se 11

“Eu não falhei nenhuma vez. Simplesmente descobri 10.000 maneiras que não funcionam.”
-Thomas Edison-

As pessoas falham, as pessoas caem e chegam ao fundo. No entanto, nós não fazemos isso uma única vez, às vezes tropeçamos na mesma pedra 20 vezes. Esse é um motivo para desistir? Na verdade, nesta vida apenas os teimosos sobrevivem, e longe de entender um erro como um fim ou uma queda como uma perda irreparável, devemos vê-lo como uma lição a ser aprendida para tentar fazer melhor na próxima vez.

6- Estamos aqui para crescer

“Cada folha tem seu anjo que se curva sobre ela e sussurra: cresça, cresça”
-Talmude-

Esta é uma frase do Talmude, tão bonita quanto útil para o nosso dia a dia. Tudo o que habita e está contido neste mundo realmente tem apenas um propósito: crescer. No entanto, às vezes perdemos de vista esse princípio e nos limitamos a ficar quietos, estagnados pelo medo, paralisados por essa tristeza que enferruja e arranca nossas asas.

Vamos evitar isso, vamos ser livres, apostemos no movimento, pela vida e pelas mudanças que nos aproximam da felicidade.

7- Em vez de (pre)ocupar-se… Ocupe-se!

“A preocupação é como uma cadeira de balanço: lhe dá algo para fazer, mas nunca o leva a lugar algum.”
-Erma Bombeck-

Esta é, sem dúvida, uma das frases para superar a tristeza e a preocupação diária mais engenhosas e úteis. Por quê? Devemos assumir que a maioria de nós o faz, deixamo-nos levar pelo vai e vem de certos pensamentos de forma obsessiva. Dessa maneira, medos, decepções e falhas geralmente se comportam como ondas, nos atingindo, derrubando-nos.

Preocupar-se não irá levá-lo a lugar algum, mas “ocupar-se” do que rouba a sua calma levará. Vamos fazer uso da ação, e nossos medos e dores diárias desaparecerão. Para concluir, sabemos que há muitas frases para superar a tristeza; no entanto, estas são um pequeno tesouro que podemos usar como vitaminas mentais, como aspirinas para o desânimo. Vale muito a pena mantê-las à mão.

FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS