Por Redação Refletir

A natureza é sábia e criou um dos mais poderosos anti-inflamatório e anti-oxidante que existem. A boa notícia é que esta substância é acessível para nós e pode ser encontrada em qualquer mercado.A cúrcuma, mais conhecida como o Açafrão-da-terra, é um condimento da família do gengibre.Ela está muito presente na culinária da Índia. Por exemplo: O cury, um ingrediente frequenta na culinária indiana, é feito com cúrcuma.

Este condimento é um dos motivos, segundo o Dr Lair Ribeiro, da Índia ser o país com a menor incidência de Alzheimer e Parkinson no mundo.

“A Índia é o país do mundo que tem menos incidência de Alzheimer e Parkinson per capita e atribui-se ao uso da cúrcuma” contou o Doutor.

Os benefícios dessa poderosa plantinha são decorrentes da sua potente ação anti-inflamatória.

“Qualquer pessoa que começar a colocar o açafrão da terra na comida, essa pessoa vai melhorar o intestino, vai melhorar o pulmão, vai melhorar o coração e vai diminuir as chances de câncer.”

Mas por que essa ação anti-inflamatória é tão importante?

Lair Ribeiro explica que hoje todas as doenças crônicas degenerativas são relacionadas ao processo inflamatório. Esse processo se chama inflamação subclínica.

“Você fala: mas eu não tenho nada inflamado. Mas não precisa ficar vermelho, não precisa doer. São pequenas inflamações que ocorrem no corpo da pessoa que aumentam a substancia chamada citocina e essas citocinas perturbam metabolismo do corpo a ponto de predispor esse corpo a doença”

E o médico concluiu:

“Por trás do Alzheimer tem inflamação, por trás do Parkinson tem inflamação, por trás do câncer tem inflamação…”

Mas e o anti-inflamatório da farmácia?

Quando o anti-inflamatório cai no estômago ele perturba o metabolismo, quando ele cai no intestino ele pode fazer buracos na membrana desse órgão, segundo o Doutor.

“A maior causa de transplante renal nos EUA (país onde tem estatística) é resultado do uso abusivo de analgésicos.”

Mais benefícios:

A ação benéfica da planta contribui para a prevenção das doenças do coração.

A cúrcuma também promove a remoção de placas no cérebro, características do mal de Alzheimer.

Ela também é conhecida por atenuar os sintomas da TPM para as mulheres, ajudar na ejaculação precoce para os homens, tem efeito anti-séptico, bactericida, é anti-oxidante (ou seja, diminui o envelhecimento) e é uma grande fonte de vitamina A (vitamina importante para a visão).

E tem mais: O Açafrão da terra pode até ajudar a emagrecer.

O condimento ainda aumenta o nível de serotonina no seu cérebro.

Assista ao vídeo do Dr Lair Ribeiro, vale muito a pena:

FONTERefletir para refletir
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.