De acordo com o dicionário, gentileza é uma ação nobre, distinta, é graça, elegância, educação, valor.

Embora a HuffPost nos conte que a Universidade de Buffalo tenha feito uma pesquisa que sugere a gentileza fazer parte do DNA, pois “algumas pessoas podem nascer com certos genes que lhe dão receptores específicos à oxitocina e à vasopressina – dois hormônios em seu corpo associados a sentimentos de amor e generosidade”, todos nós temos a capacidade de esforçarmo-nos para desenvolver esse hábito tão nobre.

Gentileza nos remete a uma pessoa bem-educada, cortês, não é? Mas ser gentil é muito mais do que isso, é ser diferente, é constantemente buscar maneiras de ajudar alguém, é amar todas as pessoas como a si mesmo, é não se magoar facilmente, buscar pacificar e fazer o bem.

Contagiar o mundo

Além de fazer pelos outros à sua volta, ser gentil faz muito por você. Fazer o bem traz satisfação para quem o pratica, traz paz ao coração e alívio à alma. É uma ação contagiosa, pois quem recebe uma ação gentil, sente-se motivado a devolver isso. Imagine se todo o mundo agir gentilmente? Viveríamos em um mundo muito melhor. Infelizmente, não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar nosso lar, comunidade, local de trabalho, grupo de estudos, e todos os lugares em que nos encontrarmos apenas com pequenas ações gentis.

Bom humor

Essa iniciativa influencia instantaneamente de forma positiva o nosso humor. Você já se sentiu triste depois de abraçar alguém? Você pode ter se comovido com a situação que fez você sentir-se inspirado a abraçar, mas, a questão é que nos sentimos felizes quando temos a oportunidade de melhorar a vida de alguém.

Além disso, a felicidade tem muito a ver com a gentileza. Geralmente, pessoas que participam de algum tipo de voluntariado são muito felizes.

Na área profissional as coisas podem melhorar também, pois pessoas gentis parecem ser mais honestas, ou seja, mais confiáveis. Desta forma, grandes responsabilidades podem facilmente ser dadas a você, e as pessoas com quem você trabalha se sentem confortáveis em ter uma conversa e dividir experiências e conhecimento com você.

Atitude saudável

Ser gentil é saber doar: doar tempo, habilidade, carinho, atenção e ajuda. A Globo nos conta que ajudar o próximo faz bem para a saúde no combate à depressão e no alívio do estresse. Ademais, quando causamos felicidade em alguém, nosso cérebro libera endorfina e temos a sensação de bem-estar, e as chances de ficar doente também diminuem.

Joseph B. Wirthlin, que foi um líder religioso, disse que “palavras gentis não apenas elevam nosso espírito no momento em que são proferidas, mas também perduram conosco através dos anos.” E isso é verdade, todos sabemos que é verdade. Que tal hoje mesmo fazer o bem para alguém e consequentemente fazer o bem para si mesmo?

FONTEFamília.com.br
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.