Já sabemos que é muito importante beber muita água durante o dia para melhor hidratar o corpo. Mas que temperatura essa água deve ter? A resposta é que depende, embora na maioria das situações seja aconselhável beber água que não seja muito fria, morna ou mesmo quente.

Prestar atenção à temperatura da água pode parecer um detalhe sem importância quando o maior problema é beber, o que nem sempre fazemos o suficiente. Em vez disso, devemos começar a levar esse aspecto a sério também.

As variações de temperatura da água que bebemos podem, na verdade, ter benefícios de saúde significativamente diferentes. E a temperatura a escolher também pode variar de acordo com os diferentes momentos do dia em que o tomamos ou o efeito que pretendemos obter.

Por exemplo, enquanto um copo de água quente logo de manhã para começar o dia é bom para acordar o sistema digestivo, um copo de água fria após um treino suado é usado por alguns atletas como um sistema para ajudar a temperatura interna para resfrie restaurando o equilíbrio.

Já na antiga medicina tradicional chinesa, a temperatura da água era usada como uma forma de ajudar o corpo a se curar, se recuperar e combater infecções, e as práticas ayurvédicas indianas há muito provaram essa temperatura, velocidade e até mesmo se estamos ou não sentados enquanto bebemos água são variáveis ​​importantes a serem consideradas.

Água morna é a melhor escolha

A temperatura da água é crítica, pois o calor e o frio afetam o corpo de maneiras diferentes. No entanto, a ciência geralmente acredita que beber água em temperatura ambiente, ou água morna, é a melhor escolha para reidratar as células.

Durante um dia de atividade normal, podemos escolher uma água não muito fria, entre 10 ° e 20 °, que permite ao corpo se reidratar mais rápido. A teoria de que beber água fria ajuda a queimar mais calorias (já que seu corpo tem que trabalhar para aquecer a água para absorvê-la) foi amplamente desmentida.

De acordo com as práticas ayurvédicas, beber água em temperatura ambiente ou água quente pode ajudar na digestão e até mesmo promover a perda de peso , acredita o especialista ayurvédico Dr. Akhilesh Sharma . Seu conselho é evitar água fria, pois ela atrapalha a digestão e restringe o fluxo sanguíneo para os órgãos.

Beber água morna pode, portanto, ajudar na digestão e promover a perda de peso, pelo menos de acordo com a Ayurveda.

A medicina chinesa também considera a água quente muito benéfica, capaz de ajudar o corpo a atingir o equilíbrio, promover a circulação e eliminar as toxinas através de seus filtros naturais: os rins e o fígado.

A temperatura não é importante para melhorar o humor

Um estudo de alguns anos atrás sugere que beber quantidades adequadas de água pode ajudar a melhorar o humor ao longo do dia. Na verdade, foi demonstrado que a desidratação teve efeitos negativos sobre o vigor, efeitos relacionados à estima, memória de curto prazo e atenção. Todos esses parâmetros definitivamente melhoraram depois de beber.

Portanto, se você se sentir particularmente irritado, beba um copo grande de água (seja qual for a temperatura) e respire longa e profundamente.

 

Quanta água você deve beber?

Independentemente da temperatura, a maioria das pessoas geralmente não bebe água suficiente. Mas quanto devemos beber? Geralmente dizemos 1,5 litros ou 2 litros, mas existe uma fórmula , totalmente indicativa (porque também existem outras variações a serem consideradas), para entender a quantidade de água que temos disponível em função do nosso peso:

30 ml x kg de peso corporal = ml por dia
Aqueles que se exercitam por uma hora ou mais devem adicionar meio litro de água, que se torna um litro ou um litro e meio para exercícios de alta ou extrema intensidade.

Adaptado de GreenMe

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.