Em seus 93 anos de vida, Albert Ellis produziu mais de 70 livros, foi reconhecido como um dos maiores psicólogos do século 20 e criou a terapia racional, um tipo de terapia que ajuda até hoje, muitos psicólogos a entenderem melhor seus pacientes e tratarem com mais eficiência.

Além disso, Albert Ellis não foi só o criador mas foi o primeiro a colocar em prática seu tratamento, provando em si mesmo que é possível, por exemplo, deixar de ser tímido aprendendo com a Terapia Racional. Conheça um pouco sobre a vida de Albert Ellis, o que é a Terapia Racional e quais os ensinamentos dele para nossa felicidade.

Albert Ellis

Nascido em setembro de 1913, Albert Ellis foi um famoso psicólogo americano. Filho de um comerciante judeu, Ellis aprendeu desde pequeno as adversidades da vida como a ausência do pai, a criação dos irmãos e a indiferença da mãe.

Considerado o segundo maior Psicoterapeuta do mundo, atrás apenas de Sigmund Freud, Ellis revolucionou a forma como os psicólogos viam e tratavam seus pacientes e ajudou milhares de pessoas a vencerem seus medos mais profundos, desenvolvendo em 1955 a chamada Terapia Racional ou TREC- Terapia Racional Emotiva Comportamental.

Com isso, Ellis ficou conhecido e mesmo depois de sua morte em 2007, seu nome é respeitado não só entre os acadêmicos mas todos aqueles que de alguma forma foram impactados por seu tratamento e ensinos.

Conhecida apenas como Terapia Racional, a TREC- Terapia Racional Emotiva Comportamental é um método terapêutico desenvolvido pelo psicólogo Albert Ellis em 1955, depois de um longo tempo em observação e prática, onde Ellis mesmo foi a cobaia de seu experimento:

Aos 19 anos, Ellis ia a um parque próximo a sua casa e ficava durante um tempo sentado em um banco. Durante esse período, ele procurava falar com o máximo de mulheres possível, e depois de 30 dias, contabilizou a interação com 130 mulheres.

Este experimento se deu por conta da timidez que Ellis possuía a falar com qualquer pessoa, em especial com o sexo feminino. Certa vez em uma entrevista ele disse: “30 se salvaram mas consegui falar com as outras 100. Nenhuma delas vomitou ou falou com a polícia, foi um feito e tanto.”

Para Ellis, existia um bloqueio e a crença irracional de que não conseguiria interagir com as mulheres ou que elas não quisessem falar com ele, por isso era necessário que ele mudasse totalmente essa crença nele e transmitisse para essas mulheres que ele tinha o interesse em mudar. Ou seja, a Terapia Racional é exatamente isso: a conquista da mudança total e profunda a nível emocional de uma pessoa, uma superação de suas fraquezas.

O que Albert Ellis nos ensina através da Terapia Racional, é que é possível controlar nossas emoções e principalmente sentimentos profundos que temos diante de determinadas situações ou em relação a nossas crenças, ainda que irracionais. Quando criada, a Terapia Racional não era de fácil assimilação, mas nos dias atuais, é um dos principais tratamentos para tratar os problemas da mente.

Ensinamentos de Albert Ellis

“O que importa não são os fatos, mas o significado que esses fatos tem para cada pessoa.”

Nesta frase muito conhecida de Albert Ellis, ele exemplifica o chamado modelo ABC. Segundo Ellis, a letra A faz menção a situação, aos fatos, B são o que pensamos em relação a esses fatos e C as consequências que esses fatos tem sobre nós. Para Ellis, quanto mais nosso pensamento (B) for negativo diante da situação (A), pior será as consequências (C).

Ou seja, se baseando no exemplo que o próprio Albert Ellis viveu em sua juventude ao lutar contra a timidez, vemos que se ele tivesse permitido que sua mente continuasse a lhe dizer que seria impossível conhecer novas mulheres e interagir de forma positiva com elas, provavelmente ele nunca teria conseguido atingir seu objetivo.

“Existem 3 monstros que não nos permitem avançar: tenho que fazer isso direito; você precisa me tratar bem e o mundo precisa ser fácil.”

Aqui, Albert Ellis enfatiza 3 crenças que apesar da aparente racionalidade, são irracionais quando analisamos separadamente.

“…tenho que fazer isso direito…” temos a crença que qualquer coisa que façamos deve ser feita com maestria, com qualidade e isso não tem nada de errado. Porém se torna um bloqueio em minha mente e pode impedir minha vida, quando só aceito fazer coisas que estão nas minhas mãos e saírem perfeitas, sendo que quando não saem como o esperado, me desespero.

“…você precisa me tratar bem…” a ideia de que as pessoas devem se respeitar e amar é sem dúvida algo que deve ser reforçado, mas nem sempre as pessoas serão amigáveis ou retribuirão nosso afeto, e precisamos aprender a lidar com o desprezo e desdém.

“…o mundo precisa ser fácil.” o mundo não é fácil e não será apenas por que eu mentalizei que será. É preciso aprender a olhar a realidade e aceita-la, porém é minha mente que deixará tudo ainda mais complexo, se continuar colocando bloqueios onde deveria haver caminhos e pontes.

“Toda pessoa tem capacidade de mudar a si mesma.”

Eis a frase célebre de Albert Ellis. Através da TREC, Ellis cria que era totalmente possível que qualquer pessoa mudasse seu comportamento e modo de vida, apenas mudando suas crenças e pensamentos.

Quando mudamos a nossa forma de reagir a determinadas situações e quando pensamos diferente de uma pessoa ou algo, que antes era um tabu para nós, quebramos paradigmas, preconceitos vãos e começamos um novo eu cheio de oportunidades e novas realizações.

Ellis acreditava que da mesma forma que aconteceu com ele, todo ser humano consegue mudar sua personalidade, sua natureza. Ele poderia ter se trancado em casa, poderia ter passado a vida evitando mulheres e não falando com elas ou mesmo se relacionando, mas ao contrário disso ele encarou seu bloqueio, sua dificuldade e não desanimou.

Através dos ensinamentos de Albert Ellis, vemos que é possível qualquer pessoa ser melhor, mais evoluído e uma pessoa mais preparada para vida adulta, mais amadurecida e feliz.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

FONTEEspaço do conhecimento
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS