Um brasileiro plantou uma agrofloresta no meio da cidade, a menos de 20 quilômetros do centro de Brasília. Agrofloresta é um sistema Um brasileiro plantou uma agrofloresta no meio da cidade, a menos de 20 quilômetros do centro de Brasília. Agrofloresta é um sistema sustentável que ajuda a recuperar o meio ambiente.

Na área de 15 mil metros quadrados, onde eram plantadas verduras nos anos 1980, hoje existem árvores de diversas partes do Brasil, flores e plantas ornamentais.

Todo o verde que enfrenta o concreto da cidade foi plantado por Auro Yamamoto, de 55 anos.

Filho de japoneses do Paraná, que se mudaram para Brasília nos anos 1970, ele se formou nos anos 1980 na UnB em Engenharia Agronômica e deu início ao sonho de criar a agrofloresta.

As plantações que Auro fez ajudaram a proteger as nascentes da chácara, que fica em uma APP, Área de Preservação Permanente.

As raízes das árvores, das flores e das plantas ornamentais contribuem para que a água brote da terra mesmo em tempos de seca.

Bom negócio para a natureza e também para a família que administra a Floricultura Yamamoto, no Núcleo Bandeirante.

Hoje os Yamamoto conseguem garantir o sustento da família de forma sustentável em um paraíso no meio da cidade.

Chácara Yamamoto/DF - Foto: reprodução/Momento AmbientalChácara Yamamoto/DF – Foto: reprodução/Momento Ambiental

 

Assista a reportagem do Momento Ambiental:

O programa

O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.

A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.

Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.

O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do Momento Ambiental

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

 

FONTESó notícia boa
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.