O que é um bloqueio emocional, você sabe?

O bloqueio emocional é uma barreira psicológica que colocamos para nós mesmos e que nos impede de perceber com clareza alguns aspectos da vida.

Descobrindo e controlando os bloqueios emocionais

Os bloqueios emocionais tem a capacidade de dificultar nosso avanço para atingir os objetivos de nossa vida. Podemos ser capazes de desenvolver nossa vida normalmente, mas pode ser que em algum momento padeceremos de um bloqueio.

Algumas pessoas, por exemplo, estão altamente capacitadas no campo profissional, mas no momento de estabelecerem relações sentimentais estáveis, se atrapalham.

Clique e fale com um Psicóloga Online agoraOutras pessoas podem desenvolver-se adequadamente no campo sentimental e sofrerem exatamente o oposto no campo profissional: não conseguem encontrar um trabalho que os deixem felizes.

Ou aparentemente tudo vai bem, mas não se permitem olhar para dentro, para se conhecer melhor, puramente por insegurança.

Acabam por mostrar uma máscara aos outros, para se sentirem seguros, impedindo a autenticidade, é como se estivessem presos emocionalmente.

Alguns exemplos de bloqueio emocional
Existem vários símbolos e sinais que nos podem mostrar que alguém sofre de um bloqueio emocional.

Por exemplo, não querer se mostrar por medo do fracasso, não participar em eventos, ter medo de ficar mal, pavor de ser rejeitado ou não aceito.

Ter vergonha, ausência de motivação, pessimismo e incapacidade de vislumbrar soluções diante de um obstáculo.

Inveja, ciúme, julgar os outros sem conhecê-los ou tentar compreender como são.

O que o bloqueio emocional pode causar?
O medo, a insegurança, nossos sentimentos de inferioridade são os sintomas mais frequentes do bloqueio emocional.

Atualmente, os quadro econômico e social nos predispõem a sofrer mais facilmente esses bloqueios.

Isso se deve a percepção coletiva da realidade negativa que nos envolve e que nos influencia, mesmo que inconscientemente.

Podemos dizer assim, que existe uma atmosfera social negativa, que carrega consigo certos valores como a competitividade e o pragmatismo.

Esses valores podem entrar em colisão com a necessidade que todos temos de nos sentirmos incluídos, queridos e apoiados pelo grupo social.

Os bloqueios nos impedem de ter uma vida plena, então, ao menor sinal deles em sua vida, procure por um psicólogo e peça ajuda.

FONTEPsico.online
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.