Quem procura uma opção de habitação rápida olha, muitas vezes, para as casas de madeira como uma opção adequada, sem ter muita atenção a outros pormenores importantes. No entanto, é importante salientar que optar por uma decisão rápida, ao escolher uma opção de habitação, nem sempre é a melhor ideia. Mesmo casas pre fabricadas de madeira simples requerem um planeamento, tal como outra casa.

A verdade é que para criar uma casa de madeira que corresponda ao seu ideal de aparência, mas também tenha uma boa disposição e funcionalidade, esta deve ser bem pensada antes de iniciar a obra de construção. O que é que as pessoas se esquecem de ter em atenção? A equipa da maestrocasas.pt, especialista na construção de casas de madeira, concordou em partilhar conhecimentos profissionais sobre este assunto.


Casas de madeira de dois pisos: É uma boa escolha?

Uma das primeiras coisas a decidir, antes de começar a desenhar a sua casa de madeira, é o número de pisos. À primeira vista, esta solução pode parecer muito simples, no entanto, os peritos em construção aconselham-no a repensar cuidadosamente todos os argumentos.

Espaço de casa
Provavelmente o aspeto mais importante a considerar quando se decide sobre o número de pisos das casas de madeira é o espaço da mesma. A verdade é que a decisão de escolher uma casa de madeira de dois pisos permite desfrutar de um espaço maior, mesmo num terreno pequeno. No entanto, se as decisões arquitetónicas da sua casa não forem limitadas devido ao tamanho do terreno — se tem espaço suficiente — uma casa de madeira de apenas um piso também pode ser uma excelente opção.

Uma das ideias que os empreiteiros recomendam, muitas vezes, aquando da construção de casas de madeira de um piso é criar um espaço de habitação sem paredes — o chamado loft. A escolha deste tipo de layout de espaço dá à casa um desenho exclusivo e também permite utilizar o espaço de forma eficiente. Para quem pretende manter uma sensação de aconchego e privacidade num interior aberto, sugere-se a separação de determinadas áreas, tais como o quarto ou espaço de trabalho, com telas, paredes claras, ou mesmo plantas de interior maiores. Isto vai ajudar a assegurar mais privacidade e ainda vai animar significativamente o interior das casas de madeira.

Escadas requerem atenção

Igualmente importante — o tipo de escada que irá instalar na sua casa. Segundo os especialistas da maestrocasas.pt, a segurança e o conforto das escadas devem ser uma das prioridades, no entanto, são muitos os casos em que é preciso despender muito tempo para combinar as escadas com a disposição da casa.

Uma das regras mais importantes, em termos de segurança, é a altura igual dos degraus e a sua relação correta com a sua largura. O terceiro aspeto relevante é o ângulo de inclinação das escadas. Ao projetar escadas para uma casa, é importante ter em mente que o seu ângulo de inclinação não deve exceder os 45 graus. Também é importante escolher coberturas de escadas seguras e corrimões confortáveis.

A questão das finanças é um aspeto bastante importante, quando se pondera escolher uma casa de dois pisos. É fácil compreender que o seu preço irá aumentar, devido à necessidade de separação adicional dos pisos, mas a produção e instalação de escadas também irá contribuir para o custo final das obras.

De acordo com os peritos, é provável que qualquer pessoa com algum interesse na instalação de escadas sabe que os fabricantes de escadas, normalmente, fornecem apenas custos preliminares para a produção e instalação das mesmas. Isto porque o preço final das escadas é determinado por muitos fatores importantes, tais como a disposição, altura e acabamento das escadas e o custo dos trabalhos pode mudar, devido a fatores adicionais que surgem no processo de conceção. Portanto, para que os cálculos sejam o mais exatos que for possível, recomenda-se verificar o desenho da casa em primeiro lugar e as suas preferências essenciais.


Com base nas melhores práticas, o preço médio de uma escada pode variar entre 1.000 e 3.000 euros. A escolha de um desenho exclusivo ou de soluções arquitetónicas únicas pode aumentar significativamente este valor. Os materiais selecionados para a construção das mesmas também terão um efeito direto sobre o preço. A variante mais simples e, provavelmente, a mais comum para escadas são as de madeira com um único nível. Quer ligue dois pisos ou conduza ao sótão, esta é a opção mais económica para unir os dois pisos de uma estrutura reta. Para poupar dinheiro, pode escolher pinho ou outra madeira macia para a sua escadaria. Ao escolher madeira dura, como o carvalho, para a decoração das escadas, o custo total das mesmas aumentará significativamente — de 900 a 2000 euros para as escadas retas mais comuns.

Ao decidir construir uma casa com vários pisos, recomendamos que pense nas pessoas que viverão na casa ou que o visitarão regularmente. Se a sua família tiver mais do que uma pessoa idosa ou várias crianças pequenas, as casas de madeira de um piso podem tornar-se uma escolha melhor, tanto em termos de fatores de segurança como de conforto.
Armazenamento extra em casas de madeira: vale a pena instalar?

Quando construímos a nossa própria casa, normalmente concentramo-nos no planeamento dos espaços onde realmente vivemos No entanto, é importante não esquecer as instalações auxiliares, que normalmente utilizamos todos os dias. De acordo com os especialistas, para evitar muitos edifícios no terreno, uma garagem ou um telhado poderá ser uma excelente escolha. Na estação quente, serão necessárias ferramentas de jardim maiores, e na estação fria, terá todo o prazer em deixar o seu carro resguardado das condições climatéricas adversas.

Garagem ou abrigo?
Considerando o facto de os carros poderem ser estacionados no pátio durante o inverno, esta decisão é, normalmente, determinada pelas necessidades individuais. A verdade é que um abrigo bem concebido pode ser uma grande alternativa a uma garagem, no entanto, se decidir construir uma garagem, os seus benefícios essenciais serão evidenciados no inverno. Ter uma garagem na estação fria permite evitar uma limpeza regular pela manhã e também proporciona mais conforto. Uma garagem maior também será um ótimo local para guardar artigos utilizados com pouca frequência e, se for bem concebida, também poderá guardar artigos como um cortador de relva, que normalmente requer muito espaço extra.

Apesar das vantagens durante o inverno, na estação quente, as diferenças entre a garagem e o abrigo não são tão visíveis — este último protege perfeitamente o carro do sol ou da neve e pode facilmente guardar todos os seus pertences domésticos no abrigo. Se necessário, também pode integrar uma pequena arrecadação, que servirá como local de armazenamento seco e selado todo o ano.

Garagem ou abrigo: permissões de construção
Antes de decidir final, também deve saber que a garagem adjacente ao edifício, ao contrário do abrigo, está incluída na área total da casa. Por este motivo, a construção de uma garagem deve ser cuidadosamente considerada e ponderada, tendo atenção aos limites, por forma a evitar a necessidade de licença de construção. Em suma, o espaço útil da casa de madeira teria de ser mais pequena, por causa da garagem incluída no projeto.

Garagem ou abrigo: custos de construção
Não menos importante do que a emissão de licenças de construção são os custos previstos da construção de um abrigo, fator que muitas vezes se transforma num fator decisivo na escolha de um abrigo em vez de uma garagem. Se, na prática, o custo de instalação de uma garagem pode ser equiparado ao custo de instalação de uma casa de madeira, o preço de um abrigo pode variar significativamente, dependendo do seu tamanho.

Decidir o tamanho de abrigo que necessita não é uma tarefa tão simples como pode parecer à primeira vista. Antes de mais, aconselhamos a que auto avalie as suas necessidades e decida quantos carros pretende estacionar, se pretende guardar os artigos sob o mesmo teto e qual espaço estes poderão ocupar. Podemos ver frequentemente, casos em que o abrigo para o carro fica cheio de objetos e o veículo é deixado no exterior. Para evitar tal cenário, recomendamos que considere a possibilidade de armazenamento integrado sob o mesmo teto quando instalar o abrigo. Isto vai facilitar a tarefa de manter o abrigo organizado.

Como mencionado antes, o preço de um abrigo depende diretamente dos materiais escolhidos para a sua construção. Pode optar por construir uma opção de abrigo bastante económica e de boa qualidade, escolhendo madeira versátil e prática. Neste caso, o preço indicativo do abrigo pode variar entre 100 e 150 euros por m² (calculado sobre a área do chão). No entanto, se quiser combinar a fachada do abrigo com a da casa principal — a sua construção pode exigir um custo significativamente mais elevado.

Fontes de energia adicionais: vale a pena investir?
Embora as fontes de energia renováveis adicionais ainda estejam longe de ser tão populares como, por exemplo, nos países escandinavos, há cada vez mais pessoas a usá-las. Segundo os especialistas da maestrocasas.pt, as soluções de painéis solares e turbinas eólicas ajudam a poupar dinheiro, a longo prazo, e também a evitar situações desagradáveis, quando há uma falha na rede elétrica comum e a casa fica sem eletricidade por algum tempo.

Energia solar
A energia solar é provavelmente a fonte de eletricidade renovável mais popular e mais rápida e, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de gerar eletricidade para casas de madeira que não estão ligadas à rede. A energia solar pode ser armazenada em baterias especiais, que também podem ser combinadas com outros sistemas de armazenamento de energia, tais como bombas de calor ou turbinas eólicas. Estas tecnologias funcionam bem em conjunto.

Turbinas eólicas
Os parques eólicos são um método para recolha e produção de energia pouco usado entre os particulares. A instalação de centrais elétricas requer mais esforço do que os painéis solares. A energia solar é geralmente identificada como a alternativa mais amiga do ambiente, no entanto, a energia eólica é uma excelente opção para aqueles que vivem em zonas muito ventosas. Tudo o que precisa é um pequeno conhecimento do terreno e de baterias de armazenamento de eletricidade produzida por uma turbina eólica.

RECOMENDAMOS



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.