Pingado, média, cappuccino. Você pode chamar como quiser, mas o fato é que o café com leite é uma das combinações mais famosas e apreciadas ao redor de todo o mundo. Essa dupla está presente nos lares, bares e cafeterias de vários países e há quem não comece o dia sem experimentar uma boa xícara dessa mistura.

Muita gente conta que essa combinação vem de tanto tempo atrás que não há registro oficial de quando começou a ser feita. A história relatada pelos especialistas em café, no entanto, afirma que o café e o leite começaram a ser misturados na Europa, logo quando começaram a surgir os primeiros estabelecimentos que serviam café e eram frequentados somente por intelectuais, lá no século 18.

Apresentamos agora alguns benefícios dessa bebida que vão provar que, além de deliciosa, ela faz muito bem à saúde. Confira:

1 – Melhora o foco e a atenção

O café já é reconhecido pela sua propriedade de aumentar a nossa agilidade de pensamento e melhorar a capacidade de atenção. Misturado ao leite, há um aumento, também, no nível de concentração. Por isso, a bebida é muito servida como “lanche” em escolas por todo o mundo, por incrementar o processo de absorção de conhecimento pelos alunos.

2 – Contribui para a prevenção de doenças

Diversos estudos realizados em instituições de pesquisa ao redor do mundo já associam a cafeína à prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Além disso, o consumo regular de café é benéfico para a memória e para coibir cirrose e cálculos na vesícula biliar.

3 – Age contra a gastrite

Muita gente que ama café acaba tendo que encarar um imprevisto desagradável ao longo da vida: a gastrite. Como a cafeína pode atacar o sistema digestivo de algumas pessoas, provocando desconforto e mal-estar, o café com leite já é uma saída.

O leite, segundo especialistas, protege o estômago dos efeitos que o café pode provocar e alivia os efeitos de quem ingere muita cafeína durante o dia.

4 – Alivia enxaqueca e dor de cabeça

Mais um benefício incrível do café é a sua capacidade analgésica. Em doses não exageradas, a bebida pode aliviar sintomas de dor de cabeça e até de enxaquecas mais fortes.

5 – Auxilia no fortalecimento corporal

Além das propriedades benéficas do café, o leite possui também dezenas de propriedades que também farão bem ao seu corpo. Uma das mais conhecidas delas é a forte presença do cálcio na bebida. Esta substância é muito importante para o fortalecimento dos ossos, músculos e até mesmo para a saúde dos dentes.

Dosagem adequada entre leite e café

Para conseguir todos os benefícios já citados e muitos outros, como a absorção correta do cálcio contida no leite, é preciso que haja uma dosagem correta na hora de misturar o seu café com leite.

Para o aproveitamento do cálcio, por exemplo, é preciso acontecer a interação com a vitamina D que existe no nosso corpo. O café, no entanto, pode interagir de forma incorreta com essa vitamina.

Por isso, por mais que seja difícil resistir, para a nossa saúde é preciso que a mistura seja pelo menos equivalente (ou seja, metade café, metade leite) ou com mais leite e menos café.

E você, como gosta do seu café com leite? Já sabia de todas esses benefícios?

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.