Por site Green Me

O tempero suave, mas um pouquinho amargo, o aroma terroso e a cor amarela, tão característica, fazem da cúrcuma uma excelente escolha para quem quer deixar a comida mais gostosa. No entanto, a iguaria não é só sabor!

Cheia de vitaminas e minerais, a cúrcuma pode ser também uma aliada da memória e do humor. É o que atesta este estudo feito pela Universidade Americana UCLA, publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry. Segundo a pesquisa, um dos principais componentes da cúrcuma, a curcumina – pigmento que dá a cor amarela ao tempero .

O estudo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram 40 voluntários, com idades entre 50 e 90 anos, que apresentavam queixas leves de memória, em dois grupos.

Metade deles passaram a consumir curcumina duas vezes ao dia, durante 1 ano e meio. Já a outra metade tomou placebo.

Os estudiosos concluíram que os que receberam curcumina apresentaram melhora na memória e no humor. Eles não sabem explicar ainda exatamente por quê, mas uma das explicações possíveis é que a substância tem a capacidade de reduzir o processo inflamatório no cérebro, favorecendo inclusive melhoras em pessoas com Alzheimer, doença que causa deterioração do funcionamento cerebral.

Os pesquisadores querem agora ampliar a pesquisa e verificar também se a curcumina tem efeitos antidepressivos, o que pode ajudar pessoas com depressão leve.

Viva a cúrcuma!

FONTEGreem Me
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.