Adaptação do site La vida Lúcida

Bons conselhos e precauções geralmente parecem simples quando apenas os ouvimos, mas quando experimentamos em nossa própria carne o que a vida tem para nós, as coisas parecem um pouco mais complicadas. Na filosofia hindu, existem muitas lendas e mensagens que revelam conselhos sobre como viver uma vida melhor e mais feliz. Não se pode negar a sabedoria especial que ela ensina para as próximas gerações; portanto, preste atenção ao seu conteúdo.

7 passos para a felicidade segundo a filosofia hindu

Uma das lendas que vale a pena mencionar é a antiga lenda hindu sobre os 7 passos necessários para alcançar a felicidade .

A história é sobre um homem que vivia em um reino antigo e era o único que era feliz nele. Ele era único no contexto de residentes ricos que, apesar da riqueza, não podiam aproveitar o que a vida lhes dava.

Eles estavam muito ocupados expandindo suas propriedades e não tinham tempo para se sentirem felizes. Os outros habitantes eram muito pobres, e também não podiam ser felizes: cuidados excessivos e falta de esperança para uma vida melhor tiravam toda a sua alegria.

Quando se espalhou a notícia de que havia uma pessoa verdadeiramente feliz, todos queriam conhecer esse homem. Esse sábio feliz escondeu seu segredo no fundo do peito, e nenhum apelo, ameaça ou tentativa de pilhagem o fez querer se livrar da fonte de sua felicidade.

Um dia, o homem sábio foi visitado por uma criança inocente que também queria ser tão feliz quanto ele. O homem ficou profundamente comovido e decidiu contar ao garoto sobre sua filosofia secreta da vida.

Esse segredo consistia em 7 etapas. E, como uma escada, para chegar ao topo, você deve ir passo a passo do primeiro ao último:

1. Ame a si mesmo para amar a sua vida: a melhor filosofia
O velho disse à criança que o amor mútuo e o respeito por sua própria vida são a base para alcançar a felicidade. A vida é um presente em si e você deve fazer todo o possível para fazê-lo florescer. Trabalhar para alcançar nossa saúde e bem-estar e dar um significado profundo ao que fazemos nos tornará únicos em todo o universo.

2. Planeje e não tenha medo de agir
O homem sábio disse que pensar em suas ações é bom porque permite que você escolha a melhor opção. No entanto, meditação e filosofia por si só não levam ninguém à felicidade. Por trás do pensamento, também deve haver um ato, porque a quietude causa frustração . Somente movendo-se o tempo todo você pode aproveitar a oportunidade de uma vida boa, então aja como sua intuição lhe disser.

3. Livre-se do ciúme
O ciúme é um excesso destrutivo, que muitas vezes se transforma em amargura, e a amargura efetivamente envenena a alma e todas as coisas boas perdem a cor. O velho disse ao garoto para nunca invejar outras pessoas, mas para perseguir teimosamente seus próprios objetivos . Você nunca sabe o que uma pessoa teve que passar para chegar ao ponto em que está agora. E todos realmente querem seguir o mesmo caminho pelo preço do sucesso?

4. Eliminar sentimentos negativos
Raiva, ciúme, medo, incerteza ou ódio dominam quem os guarda todos os dias. O velho disse ao garoto que todo mundo que se torna um homem cheio de sentimentos muito negativos fica paralisado por eles. Você precisa se livrar deles para que a energia ruim não sobrecarregue sua vida.

5. Não tente pegar o que não é seu
Tomar a propriedade de outra pessoa é algo condenado. O velho queria explicar à criança que uma ação maligna teria consequências ainda maiores, porque tudo o que fazemos afeta nosso destino. Boas ações atraem boas conseqüências, e más fazem com que o mal retorne eventualmente, como um castigo atrasado, mas justo. A falta de respeito pela propriedade dos outros nos fará perder a nós mesmos.

6. A filosofia hindu diz: Não machuque
O homem sábio disse ao menino que ele deveria amar a si mesmo, mas que ele nunca deveria aceitar prejudicar outras pessoas ou animais. O dano é inaceitável, e não apenas o dano, mas também permanece vítima de dano. Você não pode permitir que alguém o machuque, porque assim você concorda em escapar da felicidade. Cada ser é uma fonte de felicidade e alegria, por isso deve ser apreciado.

7. Agradeça por cada dia de vida
Este é o último passo que o velho contemplou. Agradecendo a vida por cada dia que passou, mesmo que não fosse o melhor, convidamos a felicidade para nós mesmos. Nossa presença na Terra é muito curta para desprezar o que recebemos.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.