Por site Só notícia boa

Novidade na UnB, a Universidade de Brasília. Alunos vão estudar Felicidade, uma disciplina pioneira no Brasil!

Sim, o curso mais procurado da Universidade de Yale, nos EUA, chega ao nosso país. A nova disciplina – que foi criada antes de Yale, na Universidade de Harvard – entra na grade curricular da UnB no próximo semestre.

Serão disponibilizadas 240 vagas na unidade do Gama (FGA), no Distrito Federal.

“A UnB está realmente engajada em melhorar a qualidade de vida e a saúde mental nos diferentes campi”, disse em entrevista ao SóNotíciaBoa Wander Pereira, 50, professor da UnB responsável pelas aulas da nova disciplina.

Ele contou como surgiu a ideia:

“Eu sou professor na graduação em engenharia de software no campus do Gama, e lá funcionam 5 cursos de engenharia, é uma rotina bem pesada pros alunos. Então criamos um grupo de trabalho pra pensar e propor ações de saúde mental, daí surgiu a disciplina”, explicou.

Wander, é leitor do SóNotíciaBoa e acompanha nossas transmissões ao vivo no Facebook – toda terça, 20h30 – o Bate-Papo SNB na Hora do JN.

“Sou fã de vocês. Porque independentemente do patrulhamento político, ler só notícias boas, não é uma forma de alienação, mas [uma forma] de ter um momento de felicidade com o jornalismo. Eu acompanho e considero o trabalho de vocês uma gota de felicidade e bom senso nesse universo árido que é a realidade brasileira, principalmente essa retratada nas redes sociais”, contou.

O curso

Wander garantiu que o curso da UnB não será uma cópia da disciplina de Yale.

“Estamos tentando construir nosso jeito de ministrar a disciplinas. Estamos interessados em autoconhecimento e descoberta de estratégias para lidar com as adversidades da vida acadêmica. Felicidade como uma possibilidade a ser construída e cultivada coletivamente no ambiente acadêmico”, revelou.

O foco da nova matéria Felicidade será autoconhecimento, afeto, cuidado, solidariedade, respeito às diferenças e diálogo.

A intenção é apresentar estratégias para ajudar os estudantes a lidarem com fatores adversos do dia a dia.

“A ideia é tentar entender como podemos ser felizes aqui, no campus, e o que fazer para evitarmos a infelicidade”, disse Wander ao Metrópoles.

“Vamos usar técnicas consagradas pela psicologia que sugerem práticas para, por exemplo, se ter mais resiliência e saber lidar com frustrações e expectativas”, diz o professor Wander Pereira.

“Também queremos dialogar sobre estratégias de enfrentamento da insegurança emocional, desamparo, timidez, sensação de abandono, depressão e ansiedade”, acrescenta.

As aulas

Para cursar a matéria não há pré-requisitos.

As aulas serão às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h50.

Qualquer aluno de graduação da Universidade de Brasília, independentemente de curso ou de campus, pode fazer a disciplina Felicidade, mas haverá prioridade para os estudantes da UnB/FGA.

Das 240 vagas previstas para o próximo semestre, 40 estão reservadas para universitários que fazem algum tipo de acompanhamento psicológico na UnB.

Neste caso, os interessados devem procurar a coordenação da FGA.

Os demais estudantes devem se inscrever pelo Matrícula Web, de 20 a 23 de julho.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SoNotíciaBoa – mais informações do Metrópoles

FONTESó notícia boa
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS