A maioria de nós, provavelmente tem pelo menos uma ou duas lembranças, dos dias quentes de verão, passeando em um parque aquático.

O que muitos de nós não percebemos, no entanto, é o quão inacessível e perigoso esses lugares podem ser para pessoas com deficiência. Esta é a razão por trás da abertura da Ilha da Inspiração de Morgan, em San Antonio, Texas, o primeiro parque aquático do mundo projetado especificamente para pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Ilha da Inspiração de Morgan

A Morgan’s Inspiration Island é uma nova extensão do Morgan’s Wonderland, o primeiro parque temático acessível do mundo. O parque foi fundado por Gordon Hartman e recebeu o nome de sua filha Morgan, que tem uma deficiência.

Gordon entende em primeira mão como os parques temáticos, e especialmente os parques aquáticos, podem ser importantes para a pessoa com deficiência, pais ou responsáveis. Para muitos deles, desfrutar de um parque aquático como outras crianças simplesmente não é uma opção. Essa foi a inspiração por trás do Morgan’s Wonderland e da Morgan’s Inspiration Island.

A Ilha da Inspiração, do Morgan, promete dar a indivíduos com necessidades especiais físicas ou cognitivas um lugar onde possam brincar  barreiras”, disse Gordon .

“[Não] é um parque com necessidades especiais: é um parque de inclusão. ”

Gordon trabalhou com pais, cuidadores, médicos, professores e terapeutas com necessidades especiais para construir essa extensão do País das Maravilhas de Morgan, para que fosse seguro, totalmente acessível e atendesse às necessidades dos pais e filhos que frequentam o parque.

As comodidades específicas

ilha de inspiração de morgan, o país das maravilhas de morgan, o primeiro parque aquático acessível do mundo

O Inspiration’s Morgan da Morgan oferece comodidades específicas que permitem que ele seja totalmente acessível a todos, incluindo aqueles com deficiências físicas ou cognitivas.

  • Pulseiras rastreáveis:  são pulseiras que os pais e responsáveis ​​podem usar para rastrear seus filhos, para que saibam onde estão no parque o tempo todo e possam encontrá-los facilmente.
  • PneuChairs: As  PneuChairs são cadeiras de rodas especializadas, pneumáticas e à prova de água. As famílias podem alugá-los gratuitamente no parque e devolvê-los ao final de sua visita.
  • Controle de temperatura da água:  algumas deficiências tornam as pessoas muito mais sensíveis à água fria. A Ilha da Inspiração de Morgan tem a capacidade de alterar rapidamente a temperatura da água para aquecê-la a um nível aceitável, para que esses hóspedes possam desfrutar da água como todos os outros.
  • Entrada gratuita:  Gordon entende os custos extras que acompanham a criação de uma criança com deficiência. Na Ilha da Inspiração de Morgan, todas as crianças com deficiência e necessidades especiais recebem entrada gratuita no parque.

O objetivo da Ilha da Inspiração, em Morgan, é criar um ambiente seguro, confortável e não muito movimentado para crianças e adultos com deficiências, para que tenham lembranças da vida e tenham uma experiência divertida no parque aquático, como outras crianças.

O que torna os parques aquáticos comuns tão inacessíveis?

ilha de inspiração de morgan, o primeiro parque aquático acessível do mundo

Para crianças com deficiência, muitos parques aquáticos simplesmente não são uma opção, por vários motivos:

  • Eles estão lotados. Essas grandes multidões não apenas dificultam os pais para manter um olhar atento sobre seus filhos mais vulneráveis, mas muitas vezes podem ser esmagadoras e estressantes para as pessoas com deficiência.
  • Habilidades de natação. A maioria dos parques aquáticos possui várias piscinas e atrações com piscinas profundas, ondas e, novamente, multidões. Muitos com deficiência não conseguem nadar ou não são nadadores fortes. Piscinas profundas, piscinas de ondas e piscinas superlotadas com crianças indisciplinadas representam um sério risco de segurança para muitas pessoas com deficiência.
  • Água em geral. A maioria das cadeiras de rodas não tem estrutura, e não são a prova d’água. Como mencionado anteriormente, alguns portadores de deficiência têm dificuldade em regular a temperatura do corpo em água fria, o que os impede de desfrutar da maioria dos parques aquáticos e piscinas públicas.

Esses detalhes que a maioria de nós não percebemos por não ter uma pessoa com deficiência mental ou física em nossas vidas, podem afetar a capacidade dessas crianças  especiais de se envolverem nas mesmas brincadeiras e diversão. Sendo assim, são excluídas. Isso pode ter um impacto direto no seu desenvolvimento.

Por que o jogo sem preocupações é tão importante para as crianças

país das maravilhas de morgan, a ilha de inspiração de morgan, o primeiro parque aquático acessível do mundo

A brincadeira é crucial para o desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional de crianças, jovens e adolescentes. Também permite que as crianças se conectem com os pais e criem um vínculo familiar mais forte.

As crianças com deficiência dependem de seus pais, outros adultos e instituições para se adaptarem no ambiente, o objetivo é que seja seguro para eles brincarem sem restrições. Às vezes, pode parecer que uma criança com deficiência não está interessada em brincar; no entanto, muitas vezes elas podem ser mais tímidas e precisam apenas de incentivo e garantia de que isso é seguro e divertido. O impacto da brincadeira é tão forte e essencial para o seu desenvolvimento quanto para qualquer outra criança.

Aplaudimos o País das Maravilhas de Morgan e a Ilha de Inspiração de Morgan por tornar os momentos de lazer seguro e acessível a todas as crianças. Esperamos que a divulgação do parque temático aumente a conscientização sobre a questão da acessibilidade desses estabelecimentos, inicie conversas em outras cidades e vilas sobre como elas podem aumentar a acessibilidade para aqueles que precisam e também apoie o País das Maravilhas de Morgan em sua busca contínua de permitir todas as crianças brincam e se divertem.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e ajude-nos a tornar o mundo um lugar mais acessível para todos!

Com informações: Family Life Goals, Bored Panda

 

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.