Um adolescente do ensino médio de Gana, nação de 30 milhões de habitantes no oeste do continente africano, vem ganhando notoriedade por sua criatividade e invenções tecnológicas de baixo custo.

Recentemente, por exemplo, o estudante Samuel Aboagye construiu uma motocicleta elétrica de madeira movida a energia solar feita com peças reutilizadas.

Sem muitas ferramentas à disposição, Samuel precisou inovar: cortou pedaços de madeira com uma faca à mão para fabricar a estrutura do veículo. Já o motor foi emprestado da antiga máquina de costura da mãe; o modelo ainda inclui um painel solar, acoplado na traseira, e uma bateria de média potência.

O veículo de duas rodas foi inteiramente montado por Samuel, que trabalhou sozinho no protótipo, montagem e finalização dele.

Apesar de rústica, a moto possui um sistema de freios, luzes e até um alto-falante Bluetooth (integrado ao smartphone) para sintonizar em mais de 100 estações de rádio de Acra, capital de Gana.

Em um vídeo compartilhado no YouTube, ele explica que pensou no painel solar para reduzir as emissões de carbono.

O vídeo abaixo explica como o adolescente criou a moto elétrica:

Leia também: Dupla de amigos – um cego e outro sem braços – reflorestam, juntos, mais de 10 mil árvores na China

Samuel também ressaltou que este não é seu primeiro projeto (apesar de ser o seu mais ambicioso!).

O adolescente já construiu um drone e uma máquina para lavar máscaras, além de um alto-falante Bluetooth feito com galão de água. Olha só que legal:

Leia também: Paratleta que perdeu ambas as pernas após atentado com bomba se torna campeã da natação

O alto-falante construído pelo jovem virou até tema de vídeo da BBC, a emissora estatal do Reino Unido. Assista abaixo:

Fonte: Click Petróleo Gás

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS