Logo após conquistar o diploma de Engenharia Civil pela Universidade Autônoma de Coahuila, no México, o inventor Israel Antonio Briseño desenvolveu o ‘Paflec’, um tipo de asfalto feito com telhados reutilizados.

O pavimento pode ser regenerado pela absorção de água e promete resolver o problema do desgaste das ruas das cidades causado pela chuva.

Leia também: Após 25 anos de procura, menino reencontra sua família na Índia através do Google Earth

O material do Paflec utiliza borracha reciclada de pneus de automóveis e, por meio de reações químicas, o asfalto se conserta ao entrar em contato com a água. Para isso, basta colocar a mistura nas fendas ou buracos e com a chegada da água estes são reparados automaticamente.

Embora os pavimentos regenerados já existam, o mexicano optou por uma alternativa diferente com as coberturas utilizadas.

Para isso, Antonio se inspirou na regeneração do concreto com o auxílio de bactérias e enquanto buscava um procedimento para não usar bactérias, percebeu que poderia fazer uma fórmula de borracha liberar uma massa para preencher os espaços do asfalto fraturado.

Dessa forma, quando a mistura entra em contato com a água, a borracha forma silicatos de cálcio e obtém-se a regeneração do asfalto. Além disso, essa alternativa aproveita a reciclagem de materiais existentes, que na maioria das vezes acabam em aterros, afetando o meio ambiente.

Leia também: Cão pit bull sorri para fotos ao descobrir que foi adotado em canil público

O projeto de Antonio está nos últimos estágios de verificação e certificação e uma vez obtido seu arquivo técnico aprovado, ele poderá oferecer seu trabalho e estabelecer alianças com construtoras para ajudar a resolver um dos problemas mais comuns nas cidades: os buracos das ruas.

Graças ao potencial do Paflec, o mexicano recebeu diversos prêmios, entre eles o primeiro lugar no James Dyson México, concurso internacional que incentiva os jovens a desenvolver produtos inovadores que permitam resolver problemas comuns da sociedade.

Fonte: Nation

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS