Uma mamãe de primeira viagem decidiu usar seu período de licença-maternidade para fazer uma aventura ao redor do mundo com sua filho recém-nascido.

Milly mora em Londres, no Reino Unido, ao lado do marido, Stu. Ela trabalha como parteira e ele, engenheiro. Alguns meses atrás, o casal, prestes a ter seu primeiro filho, notou que não tinha muitas oportunidades de tirar longas férias.

Da reflexão, veio a ideia: por que não aproveitar a licença-parental para fazer uma viagem mais longa? Assim, ambos tiverama licença de um ano e escolheram como destino a América do Sul, passando, inclusive, pelo Rio de Janeiro, no Brasil.

“Desde o momento em que Stu e eu discutimos sobre começar uma família, há muitos anos, sempre insisti que passássemos nossa licença-parental viajando”, disse Milly ao Metro UK.

agrandeartedeserfeliz.com - Mãe usa licença-maternidade para fazer mochilão com filha recém-nascida; veja fotos

Confira o relato dela na íntegra abaixo:

Quando o sol nasceu sobre o distrito dos lagos argentinos, iluminando os vales das montanhas cobertas de neve e os vastos lagos, meu parceiro Stu e eu assistimos da porta do nosso acampamento.

Abraçamos nossa filha Poppy, de sete meses, enquanto olhávamos com admiração a vista.

No dia anterior havíamos caminhado sete horas com Poppy em nossos ombros para chegar a este ponto para o nascer do sol sobre a cidade montanhosa de Bariloche – e valeu a pena por este momento.

Finalmente senti que meu sonho – passar minha licença maternidade viajando de mochila pela América do Sul – havia se tornado realidade.

Percebo que poucos casais considerariam levar seu novo bebê para viajar.

Mas Stu, 33, e eu sempre adoramos viajar pelo Sudeste Asiático, então nunca acreditamos que ter filhos fosse um motivo para parar – e a América do Sul sempre esteve em nossa lista de desejos.

Desde o momento em que Stu e eu discutimos sobre começar uma família há vários anos, eu sempre insisti que passássemos nossa licença parental viajando.

Com meu trabalho em tempo integral como parteira e Stu é engenheiro estrutural, percebi que a oportunidade de tirarmos um ano de folga do trabalho com algum pagamento legal não apareceria com muita frequência.

Então, quando engravidei em novembro de 2020, começamos a economizar para a viagem.

No entanto, eu não tinha ilusões de que mochilar com um bebê seria fácil – seria muito longe de nossa rotina e casa confortável em Turnpike Lane, Londres.

Mas valeu a pena pelas experiências que compartilharíamos como uma nova família.

Então, enquanto a maioria das pessoas decorava um berçário, estávamos planejando como poderíamos viajar com segurança do Rio, no sul do Brasil, pela Argentina, Patagônia e pela América Central e do Norte antes de voltar para casa do Canadá.

Sabíamos que podíamos levar apenas o que podíamos carregar – um berço de viagem leve, uma mochila de bebê e algumas roupas. Decidimos que, quando nosso bebê tivesse seis semanas de idade, sairíamos do Reino Unido.

Eu estaria mentindo se dissesse que não estávamos nervosos. Planejamos o máximo que pudemos, mas na realidade não tínhamos ideia de como seria nossa viagem. Eu também não sabia como meu corpo se sentiria depois de dar à luz, ou se eu realmente gostaria de ir quando nosso bebê chegasse.

Então decidimos não nos pressionar muito e deixar a reserva da nossa viagem até o nascimento do nosso bebê.

Minha gravidez veio com seus desafios. Os exames revelaram que nossa filha estava pélvica, então eu precisaria de uma cesariana para entregá-la com segurança.

Então, logo depois que Poppy nasceu em julho do ano passado, Stu começou a ter dores de cabeça dolorosas.

No começo, ele atribuiu isso à privação de sono – mas quando sofreu tonturas e vômitos, foi encaminhado para uma tomografia cerebral em agosto.

Eu nunca vou esquecer o momento em que ele me ligou depois.

“Tenho um tumor no cérebro, preciso de uma cirurgia de emergência”, disse ele.

Meu mundo inteiro desmoronou, como algo saído de um pesadelo.

Havia uma chance de o tumor de Stu ser cancerígeno – eu estava com medo de perdê-lo.

Stu ficou incrivelmente forte e naquela semana ele fez uma cirurgia para remover o tumor.

Felizmente, uma biópsia revelou que era benigno.

Como Stu tinha um longo caminho para a recuperação, adiamos nossos planos de viagem – e, surpreendentemente, quando Poppy completou seis meses, Stu se recuperou completamente.

Então decidimos ir em frente, finalmente embarcando em um avião para o Rio no início deste ano.

Imediatamente, estávamos imersos na próspera atmosfera de festa da cidade, praias deslumbrantes e paisagens montanhosas.

Não havia como olhar para trás. Para Poppy, viajar pela América do Sul tem sido uma experiência sensorial incrível. Ela viu macacos selvagens, preguiças e beija-flores.

Nós a levamos para ver geleiras e cachoeiras e nadar em lagos azul-turquesa em Belize. Caminhamos até as ruínas maias e relaxamos em praias desertas. Poppy balbuciou com crianças locais que encontramos ao longo do caminho. E nenhuma vez nos sentimos inquietos em nossa viagem.

Todas as pessoas que encontramos arrulharam Poppy e não poderiam ter sido mais gentis ou prestativas.

Mas nem sempre é cor-de-rosa – dormimos juntos com Poppy, muitas vezes acabamos amontoados em camas minúsculas.

Como a maioria dos novos pais, somos constantemente privados de sono – mas acho que provavelmente estaríamos tão exaustos se estivéssemos em casa.

Aprendemos algumas lições valiosas ao longo do caminho, como planejar com muita antecedência ou acumular demais não funciona – bebês podem ser imprevisíveis. Então, agora reservamos a acomodação no dia anterior, com a opção de cancelar se nossos planos mudarem.

Viagens de mais de três horas de ônibus ou trem por vez também são proibidas; Poppy fica inquieta. Viajar durante seus cochilos funciona melhor.

Acima de tudo, aprendemos a descansar quando precisamos. Não estamos mantendo um cronograma fixo, então, se gostamos de algum lugar, geralmente ficamos mais tempo para redefinir por alguns dias.

Agora, estamos no México e levando Poppy para ver a arte de rua colorida e as praias gloriosas.

Aconselho a todos os novos pais a considerarem usar a licença parental para viajar – os bebés podem voar de graça e são muito portáteis, tudo o que precisa é de uma funda! Sem mencionar a rara oportunidade de folga do trabalho juntos. Nem sempre é fácil, mas vale muito a pena.

Nossa viagem foi a experiência de união mais incrível para nossa família.

Acima de tudo, quando Poppy for mais velha, mal posso esperar para contar a ela tudo sobre a aventura que foi seu primeiro ano.

Fonte: UOL

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.