O que muitos ambientalistas temiam aconteceu, o último rinoceronte-branco-do-norte macho foi anunciado morto nesta segunda-feira (19). Aos 45 anos, Sudan, teve sua saúde deteriorada nos últimos tempos e com isso foi tomada pela reserva a decisão de abatê-lo.

Segundo comunicado da reserva natural queniana de Ol Pejeta veiculado pela agência Reuters, onde Sudan vivia desde 2009, manter sua vida se tornou insustentável nas últimas 24 horas.

“Sudan não conseguia levantar e estava sofrendo muito. A equipe veterninária do zoológico de Dver Kralove, o Ol Pejeta e os Serviços de Fauna Selvagem do Quênia decidiram eutanasiá-lo.”

A perda do rinoceronte-branco-do-norte é grave, pois agora restam apenas duas fêmeas no mundo inteiro. Mas, o caso de Sudan era difícil, pois o animal sofria com problemas musculares provocados pela idade avançada. Para piorar, nos últimos meses de vida lutou contra uma infecção na pata esquerda.

A preservação da raça se tornou inviável, pois aos 45 anos, o animal estava muito velho para procriar por vias naturais e a única esperança eram técnicas de fertilização artificial. Mas, a ideia foi frustrada, pois nem mesmo usando Suadan como protagonista de campanhas nas redes sociais, foi possível arrecadar 9 milhões de dólares (R$ 29 milhões) para a efetivação da medida.

Agora, a fertilização artificial de Najin (a única das duas fêmeas ainda fértil) é último fio de esperança para a conservação desta subespécie. Aliás, ela é descendente direta de Sudan.

Falando à Reuters, Stephen Ngulu, veterinário da reserva natural lamentou a perda de Sudan em função do que ele chamou de “extensão da ganância.”

Sudan era o último rinoceronte-branco-do-norte macho do mundo vivo

“Decidimos avaliar a sua qualidade de vida e dizer a todos os envolvidos que esta opção (de abatê-lo) era a melhor opção. Para aliviar a dor, o sofrimento. É muito triste perder o Sudan, porque mostra claramente a extensão da ganância humana e o tipo de impacto que os humanos podem ter na natureza”.

A crítica tem motivo, pois há décadas os rinocerontes sofrem com a caça que acaba os matando de forma cruel para a extração do chifres.

FONTEHypeness
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.