Ter filhos e deixar descendentes é uma meta na vida de muitas pessoas mundo afora. Porém, para outros isso não é uma prioridade, nem um desejo que queiram realizar em seus anos de existência. Muito pelo contrário…

Recentemente, foi divulgado o caso de Stana Cerovic, cidadã de Montenegro, que melhor exemplifica essa filosofia. Segundo informações do jornal Clarín, a mulher faleceu em 2016 aos 85 anos sem deixar nenhum tipo de prole na terra porque queria preservar o sobrenome de sua família.

Leia também: Com 2,37m, homem mais alto do Brasil pede ajuda para comprar prótese sob medida

Na verdade, a idosa permaneceu solteira por toda a vida, como uma promessa que fez ao pai antes de ele morrer. Isso está relacionado a uma tradição medieval que ainda existe em algumas comunidades nos Balcãs, especialmente em Montenegro.

Stana é uma das “virgens prometidas”, tradição das sociedades rurais daquela zona do planeta onde as famílias que não tinham filhos homens e só tinham mulheres as tratavam como se fossem mais um homem. Eles cortaram o cabelo, colocaram roupas de homem neles e os proibiram de fazer sexo.

Quando seus dois únicos irmãos morreram, esta idosa prometeu a seu pai, Milivoj Cerovic, que ela salvaria sua linhagem e sobrenome, então ela nunca se casaria.

Segundo o Clarín, essas regras nasceram nessas comunidades no século 15, onde as tribos impunham uma espécie de código, chamado Kanun. Nesse código, as mulheres poderiam conviver com privilégios dos homens, como ir a bares e votar, com a condição de nunca mais fazerem sexo.

Leia também: Em festa de formatura, estudante homenageia seus pais agricultores segurando enxada: ‘Orgulho’

Hoje essas regras estão obsoletas, razão pela qual Stana foi a última “virgem prometida”. Com o passar dos anos, sua saúde piorou, e ela foi transferida para uma casa de repouso, pois não conseguia se conter para continuar morando na montanha e realizando suas atividades diárias.

Naquele local, aos 85 anos, ele morreu após uma longa vida sem nunca se apaixonar ou ter filhos, assinando ao lado da promessa que fez ao pai: manter seu sobrenome para sempre.

Fonte: Upsocl

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS