Por Catarina Z. Dias

Muito do que vivemos começa em nossa mente. A maneira que agimos, pensamos e falamos, tudo tem alguma relação com a forma como nossa mente trabalha diante dessas ações. Quanto mais otimistas e preparados estamos, maiores as chances de tudo dar certo…quanto menos otimistas, as chances tendem a diminuir consideravelmente.

O doutor Norman Vincent Peale, famoso por ter escrito o livro “O Poder do Pensamento Positivo”, escreve este livro para continuar a dar lições do pensamento correto que devemos ter diante da vida e como esse pensamento pode ser poderoso, ao ponto de modificar nossa maneira de viver.

O “Poder do Otimismo” nos ensina a acreditar mais em nós mesmos e a ter a mente sempre positiva, pensamento que tudo tem condições de dar certo e sermos felizes, apenas aprendendo a ter uma mente otimista.

Norman Vincent Peale

Pastor e escritor, o americano Norman Vincent Peale nasceu em 31 de maio de 1898 e viveu uma vida em prol de ajudar as pessoas a usarem a suas mentes para o bem delas e dos outros. Considerado o “ministro dos milhões de ouvintes”, Norman foi um pastor cristão ativo e respeitado, arrebanhando várias pessoas para o cristianismo e orientando cada uma delas a pensar sempre com alegria e otimismo.

Mesmo que seus livros sejam considerados de autoajuda, Norman Vincent Peale foi um mentalista reconhecido e que até hoje seus livros fazem grande sucesso. Morto em 1993 aos 95 anos, deixou um legado indiscutível no processo do positivismo, considerando seus livros de grande sucesso.

Neste artigo, falaremos sobre “O Poder do Otimismo”, livro que ele continua os ensinos positivistas de seu best sellers “O Poder do Pensamento Positivo” e os ensinos mais profundos que Norman esclarece no livro, na intenção de transformar cada leitor em uma pessoa cada vez mais otimista e feliz.


Pessimistas desencorajados

Tem dias que bate a certeza de que jamais deveríamos ter saído da cama, tamanha as frustrações e lutas que desabam sobre nós durante aquele dia. Estamos cansados, um desânimo imenso e o pessimismo parece ser uma porta sempre aberta diante da vida…parece que o jeito é sempre pensar no pior.

Mas o problema mora justamente aí, nesse pessimismo que desencoraja e tira qualquer que seja o foco na alegria de andar e viver. O pessimismo não deve se tornar uma máxima em nossas vidas mas algo raro ou inexistente, jamais um comum ou normal sentimento.

Deixe de lado esse pessimismo que golpeia sua vida todos os dias, levante-se com o pé direito ou esquerdo mas coloque em sua mente que seu dia será incrível, que você irá prosperar e que em tudo irás vencer. Afaste o pessimismo de você, é esse o primeiro passo para dominar o otimismo.

Seja um irredutível otimista

Contrário ao tópico anterior, o otimista é aquele que ainda que se levante pela manhã com vários problemas e encare muitos desafios, este não se deixa abater, levanta a cabeça e continua em frente, não desiste jamais. Seja assim, um otimista irredutível que não vacila frente ao pessimismo das adversidades.

Problemas tendem a nos tirar o foco mas o máximo que ele faz na vida de um otimista é dispersar por alguns momentos, pois logo ele volta a ver a vida com alegria e disposição, não se deixa alterar por conta dessas adversidades que se opõem contra ele.

Otimismo espiritual

O Otimismo é como uma sensação espiritual, um sentimento de paz e de confiança de que tudo dará certo. Norman Peale era pastor e como um homem de Deus, tinha sua sabedoria baseada na Bíblia, livro sagrado para os cristãos, onde Norman orienta as pessoas e usa como base para seus livros.

Ele demonstra o quanto é importante transformarmos o otimismo em algo quase como religioso, que nos segue e direciona, que nos transforma em uma pessoa mais positiva. O otimismo espiritual não é só crer em um Deus que nos abençoa e ajuda em tudo mas também em saber que esse Deus ou o Universo, nos atrai para termos uma visão mais clara e positivista da vida e que independente da divindade, este deseja que sejamos felizes e completos em nossas vidas.

Segundo a Lei da Atração, atraímos aquilo que nossas vibrações determinam e quanto mais otimistas estivermos, maior será nossas vibrações e as chances de atrair e conquistar aquilo que queremos será ainda maior. O segredo total está em nossas mentes, onde tudo começa e termina, portanto ter uma mente otimista e um coração espiritual, nos levará não somente para onde almejamos, mas para termos uma vida mais próxima de Deus.

Frases célebres de Norman Vincent Peale

Norman Vincent Peale deixou frases motivacionais que tem grande influência em nossas vidas até os dias de hoje. Concluímos este artigo, com algumas das melhores frases desse homem, que aprendeu a dominar sua mente em nome da felicidade. Eis alguns de suas frases mais conhecidas:

“Nunca reaja emocionalmente às críticas. Analise a si mesmo para determinar se elas são justificadas. Se forem, corrija-se. Caso contrário, continue vivendo normalmente.”

“Enfrente seus obstáculos e faça alguma coisa em relação a eles. Você descobrirá que eles não têm metade da força que você pensava que eles tinham.”

“Sua mente é um instrumento destinado a servi-lhe e não a destruí-lo. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.”

“Se você pintar em sua mente uma imagem de confiança brilhante e feliz, você se coloca em uma condição favorável ao seu objetivo.”

“Acredite em seus Ideais e lute por eles, até que eles se tornem um dogma para você.”

“Só existe um grupo de pessoas que não tem problemas e elas estão todas mortas. Os problemas são um sinal de vida. Então, quanto mais problemas uma pessoa tem, mas viva está.”

“Torne-se um possibilitado. Não importa o quão escuras as coisas pareçam ser ou realmente sejam, levante sua mira e enxergue as possibilidades – sempre veja-as, pois elas estão sempre lá.”

“Adote o hábito de dizer algo amável ao pronunciar as primeiras palavras pela manhã. Isso estabelecerá sua disposição mental e emocional para todo o dia.”

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

FONTEEspaço do conhecimento
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS