Por Merelyn Cerqueira

O leite com açafrão, também conhecido como leite dourado, é uma bebida tradicional indiana, normalmente consumida antes de dormir.

O que acontece quando você começa a beber leite com açafrão?

A popularidade dessa bebida tem crescido significativamente nos últimos anos, e há uma boa explicação para isso: o leite com açafrão foi associado a uma série de benefícios para a saúde, que, de acordo com um artigo publicado originalmente pela LifeHack, você confere abaixo.

O que esperar quando beber leite com açafrão?

Há pessoas que já relataram ter observado uma digestão mais suave, juntamente com a redução do acúmulo de gases e inchaços abdominais. O leite também já foi dito deixar a região branca dos olhos mais clara. Outras, relataram alívio significativo de dores causadas pela artrite, o que é particularmente útil se considerarmos o fato de que milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com essa condição que afeta a mobilidade e qualidade de vida de um indivíduo.

Ainda, as mulheres que bebem leite com açafrão regularmente relataram ter uma pele mais saudável, uma vez que a bebida é rica em antioxidantes e destrói os radicais livres, prevenindo danos à pele e promovendo maior brilho. Para quem tem eczema, consumir diariamente o leite dourado pode ajudar no tratamento, de acordo com um corpo crescente de evidências.

Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Raipur, na Índia, e publicado pelo Journal of Cosmetic Dermatology, foi descoberto que a cúrcuma ajuda a pele a se recuperar após sofrer danos causados pela exposição à radiação ultravioleta.


Outros benefícios para a saúde incluem:

– Alívio de doenças relacionadas ao sistema respiratório, uma vez que é capaz de atacar infecções bacterianas e virais;

– Prevenção ou retardo da progressão de vários tipos de cânceres, incluindo de mama, pele, pulmão, próstata ou cólon, devido às propriedades anti-inflamatórias;

– Benefícios para a gestão da artrite e úlceras de estômago;

– Alívio de diferentes tipos de dores, incluindo cólicas menstruais;

– Potente antioxidante;

– Desintoxicante natural do fígado;

– Poderosa fonte de cálcio, sendo essencial para ossos fortes e saudáveis;

– Colabora na quebra da gordura dos alimentos, ajudando na manutenção de um peso saudável;

Em suma, o leite com açafrão tem sido usado há séculos por suas propriedades medicinais. Se você nunca experimentou, este artigo lhe dá razões suficientes para fazê-lo. O consumo regular da bebida não só traz benefícios para a saúde, como também melhora a aparência natural da pele.

Como fazer o leite dourado

Ingredientes

1 xícara de leite (250ml)
1 colher de chá de óleo de coco (5ml)
1/4 de colher de chá de pasta de cúrcuma (1,25g)
Mel a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes, com exceção do mel. Em seguida, leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar. Logo antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o mel a gosto. Pronto, a bebida já está pronta para ser consumida.

Dicas

  • Você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal, como o de soja, o de amêndoas ou o de arroz, por exemplo;
  • A pimenta é muito importante nesta receita, pois contém piperina, que facilita a absorção da curcumina presente na cúrcuma;
  • O leite dourado também é considerado um tônico de beleza, então faz bem para a pele e para os cabelos, além de prevenir o envelhecimento precoce;
  • Consuma um copo médio de leite dourado morno antes de dormir, pois assim você terá um sono tranquilo e reparador.


[ Life Hack ] [ Foto: Reprodução / GuibaSpa ]

FONTEJornal Ciência
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.