Você já ouviu falar que o mau humor é altamente contagioso? Pode parecer lenda, mas de fato, quando alguém que amamos está passando por algum sofrimento ou mal estar, por mais que estejamos com a vida em ordem, fica difícil não sentir nada.

Cientificamente, esse “fenômeno” tem uma explicação. De acordo com um estudo realizado no ano passado, quando uma pessoa de quem gostamos está triste ou abatido, podemos sentir o que o outro sente. Os sentimentos tristes e o mau humor podem ser transmitidos até mesmo pelas redes sociais.

A pesquisadora Emilie Qiao-Tasserit, da Universidade de Genebra, na Suíça, reuniu um grupo de voluntários para buscar entender como nossas emoções influenciam o nosso comportamento diante do sofrimento do outro.

Os voluntários foram induzidos à sensação de dor com um estímulo que aumentava a temperatura na perna e também foram submetidos a filmes positivos e negativos.

Eles descobriram que quando estamos com emoções negativas, reprimimos a capacidade do nosso cérebro de se colocar no lugar do outro que está sofrendo.

Essa descoberta comprova que as emoções negativas podem mudar o nosso estado cerebral, mudando até nossa forma de reagir às situações.

A conclusão final é que as emoções negativas reduzem a empatia, que é a capacidade natural de se colocar no lugar do outro. Isso acontece por um tipo de proteção, por já estarmos sobrecarregados por sentimentos negativos. Além disso, o estudo identificou que a falta de empatia aumenta a agressividade.

Diante dessa descoberta, fica fácil entender porque pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão apresentam uma tendência a se isolarem.

FONTEPerfeito Guru
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS