Com informações Razões para Acreditar

O que é Lábio leporino?

É uma abertura no lábio ou no palato, podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato (céu da boca), enquanto o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação .

Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca ou palato. Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.

Operação Sorriso realiza 52 cirurgias no Cariri

A ação está sendo trazida para o Cariri pelo professor do curso de Odontologia Romildo Bringel, em parceria com a ONG de atuação internacional Operação Sorriso.

Presente no Brasil desde 1997, a Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Realizam missões cirúrgicas para operar gratuitamente crianças e adultos carentes com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina, e devolver-lhes o sorriso, abrindo caminho para coisas tão simples, como passar um batom ou arrumar um emprego.

De 9 a 14 de outubro, 104 pacientes passaram pela triagem e atendimentos médicos. A ONG contabilizou mais de 930 consultas gratuitas e exames laboratoriais neste período. A seleção de pacientes foi realizada na Unidade Básica de Saúde Pirajá, em Juazeiro do Norte (CE).

“A cada 3 minutos uma criança nasce com fissura no mundo.”

E não foram só as pessoas da região que se beneficiaram, a Operação Sorriso recebeu também pessoas do Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Alguns pacientes operados na missão de 2017, em Fortaleza, também compareceram para realizar a consulta pós-operatória de um ano. As cirurgias aconteceram no Hospital São Raimundo, no Crato (CE).

“Para além do patrocinador da missão Cariri, ao participar ativamente descobrimos que este trabalho traz aprendizado para todos que se envolvem na causa. Dos pacientes, passando por suas famílias, voluntários, Secretarias de Saúde dos municípios e parceiros. É uma rede que se espalha e se fortalece”, explica Christiana Costa, Gerente de Sustentabilidade Corporativa e Responsabilidade Social da CPFL Renováveis.

Por meio do Programa Raízes, principal iniciativa de Investimento Social Privado da geradora de energia, a CPFL Renováveis possibilitou o retorno da ONG ao interior do Ceará. O investimento social foi financiado com recursos da Linha de Investimento Social de Empresas do BNDES (‘Linha ISE’).

Todas as famílias dos pacientes operados receberam ainda um kit de mantimentos, doado pela Cesta Nobre, com alimentos para o período pós-operatório.

Pré-triagem

Antes do início da missão, os pacientes tiveram a oportunidade de receber atendimento odontológico com o médico Romildo Bringel, na Faculdade Leão Sampaio. “Isso foi decisivo para que tivéssemos um alto número de pacientes aptos à cirurgia. Lembrando que inicialmente tínhamos como objetivo operar 40 pacientes, mas ultrapassamos essa meta com folga, graças ao trabalho incansável do nosso grupo de voluntários”, celebra Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

 

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.