Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro para retirada de tumor

Objetivo era guiar os médicos para garantir que a área do cérebro responsável pelo movimento das mãos não fosse afetada.

Uma paciente ficou acordada durante uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro tocando seu violino, permitindo assim que os médicos pudessem verificar, em tempo real, se as áreas do cérebro responsáveis pelo movimento das suas mãos não seriam prejudicadas.

Dagmar Turner, 53 anos, é violinista integrante da orquestra sinfônica da ilha de Wight, no sul da Inglaterra. Há sete anos, ela foi diagnosticada com um tumor cerebral de crescimento lento e gradual. Com o passar do tempo, o tumor se desenvolveu o suficiente para ser retirado sem comprometer a saúde e as habilidades da artista.

O procedimento cirúrgico bem-sucedido foi anunciado pelo Hospital King’s College, de Londres, na última terça-feira (19), tendo sido feito um mês antes. Nesse meio-tempo, Dagmar esteve em recuperação.

agrandeartedeserfeliz.com - Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro para retirada de tumor

De acordo com o hospital, a ideia de fazê-la tocar o instrumento tinha como objetivo proteger as células do lóbulo frontal direito, que fica logo ao lado de onde a cirurgia foi realizada. Essa região controla, entre muitas outras coisas, a mão esquerda.

“A ideia de não poder tocar mais me deixava arrasada”, afirmou Turner, que agradeceu à equipe médica por ter feito “todo o possível” para que o procedimento fossem bem-sucedido.

“Fazemos cerca de 400 ressecções (extirpação de tumores) por ano, o que com frequência implica despertar os pacientes para fazer testes de linguagem”, indicou o cirurgião-chefe na operação, Keyoumars Ashkan.

agrandeartedeserfeliz.com - Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro para retirada de tumor

“Mas foi a primeira vez que fiz um paciente tocar um instrumento.”

O cirurgião afirmou que 90% do tumor foi extirpado, “incluindo todas as zonas suspeitas de (registrar) uma atividade agressiva”, enquanto se permitia à violinista “conservar o uso pleno de sua mão esquerda”.

“Graças a eles, espero me reintegrar muito em breve a minha orquestra”, destacou Turner, que finalmente deixou o hospital para se recuperar em casa.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Correio Braziliense



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.