Curiosidades

Pessoas que ficam vermelhas de vergonha são mais confiáveis, diz pesquisa

Por Fãs de Psicanálise

Você provavelmente conhece ao menos uma pessoa que quando se sente coagida fica com o rosto vermelhinho! Pois saiba que aqueles que ficam vermelhos diante do menor constrangimento geralmente se incomodam com o fato pois acreditam que estão transmitindo uma imagem de insegurança e timidez excessiva. Quanto equívoco, a realidade é outra e muito positiva!

Um estudo que analisa comportamento humano foi publicado no Journal of Personality and Social Psychology, e afirma que as pessoas que ficam com o rosto vermelho ao se sentirem envergonhadas são tidas como mais confiáveis pelos outros e também são mais generosas. Motivos para orgulho seguramente.

Os estudiosos disseram também que níveis moderados de constrangimento, como os apresentados em uma face ruborizada, são, na verdade, sinais de virtude.

Os dados obtidos através de experimentos com 60 estudantes universitários apontam que uma vez que esse sinal de rubor sinaliza que uma pessoa é digna de confiança devem ser levados em consideração.

O rubor da pesquisa se qualifica por constrangimento associado à demonstração de vergonha, através de alguns gestos como: olhar para o chão, cobrir a boca durante uma risada e, claro, o rosto vermelho, sem motivo aparente.

Mas, afinal por que ficamos vermelhos quando estamos envergonhados?

O rubor ou a vermelhidão no rosto em um momento de vergonha acontece pois o organismo libera adrenalina, uma substância que provoca o enrubescimento da pele por aumentar o fluxo e dilatar os vasos sanguíneos do rosto. O fenômeno também acontece quando levamos um susto ou passamos medo.

O processo é involuntário porque é acionado pelo sistema nervoso simpático. Além do rosto vermelho, momentos de constrangimento ainda são acompanhados por aceleração da respiração, aumento dos batimentos cardíacos e maior produção de suor.

Mas acredite, Freud, o pai da psicanálise, demonstrava outras características para as pessoas que enrubescem. Em palavras gerais, para leigos, há uma associação direta entre esse rubor, com os indivíduos que demonstram o que sentem com maior facilidade.

Pelo menos é o que diz a psicanalista Natthalia Paccola. “Quando uma pessoa é surpreendida e então fica com o rosto vermelho, na realidade ela está deixando alguma emoção transparecer e não recalca esse sentimento”, explica.

“Talvez seja por esse motivo que de maneira até inconsciente a julgamos mais digna de confiança, temos a impressão de que ela respondeu instantaneamente ao nosso estímulo”, conclui a psicanalista.

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

Recent Posts

Jornalista vai cobrir acidente e descobre que a vítima fatal é a própria filha filha: “Deus a levou de volta”

Conforme noticiado pelo site Ric     Tragicamente, a jovem de 21 anos, Kamilly Vitória Cândido,…

1 mês ago

O crescimento impressionante dos e-sports mobile até 2024

  Os esportes eletrônicos, ou e-sports, têm experimentado um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Diversos…

1 mês ago

Netflix lança FILME SENSACIONAL e agrada em cheio aos seus assinantes

A Netflix promete agitar seu final de semana com um lançamento imperdível nesta sexta-feira, 08…

2 meses ago

Mãe de Davi se muda para apartamento mobiliado pago por concorrente da Globo

Hoje, dia 7 de março, a vida de Elisângela Brito, mãe de Davi, participante do…

2 meses ago

Wanessa emociona a internet ao rever família e internautas se inflamam contra Davi

Após ser eliminada do BBB 24, Wanessa voltou para o seio de sua família. Um…

2 meses ago

TV Globo esclarece o motivo da EXPULSÃO de Wanessa Camargo

A TV Globo confirmou a expulsão de Wanessa Camargo do BBB 24 por bater na…

2 meses ago