Nos últimos três anos, Portugal aprovou 42,2% do total de candidaturas enviadas por médicos estrangeiros que pretendem mudar-se para o país e exercer sua profissão. Do total aprovado, três quartos, 75%, eram médicos brasileiros. Portugal recebeu um total de 1674 candidaturas de países como Brasil, Espanha e Alemanha e, embora a Espanha tenha a maior taxa de aprovação, a procura foi de longe maior entre os médicos brasileiros que enviaram um total de 1250 candidaturas. Os requisitos para ter a sua candidatura aprovada centram-se em dois pontos principais: a capacidade de falar português fluentemente (o candidato terá de demonstrar a sua capacidade de comunicar de forma eficaz), e o segundo ponto crucial é que o seu diploma precisa ser reconhecido por uma das oito escolas médicas do país.

Então, por que Portugal é tão popular entre os médicos brasileiros? A popularidade do país vai além da comunidade médica, pois pelo menos 200.000 brasileiros já vivem em Portugal, com muitos mais solicitando suas residências permanentes todos os anos. Lisboa já é o lar de uma próspera comunidade de brasileiros com cerca de 120.000 expatriados, tornando-os a maior população de imigrantes do país. A língua compartilhada e culturas comparáveis também ajudam a persuadir muitos da geração mais jovem vindas do Brasil a contemplar uma mudança para o país. Um relatório divulgado pela Imovirtual detalhou que seu maior público estrangeiro era de brasileiros mais jovens, de 25 a 34 anos, procurando apartamentos para alugar nas maiores cidades de Portugal, Lisboa e Porto.

No entanto, médicos mais velhos com mais dinheiro para gastar podem não querer alugar um apartamento, mas comprar uma casa. Outra opção extremamente popular entre os brasileiros é aproveitar o famoso Golden Visa Scheme de Portugal. O esquema, que já conta com mais de 1.000 investidores brasileiros e suas famílias, oferece residência permanente com a oportunidade de conversão em passaporte português, em troca de investimento no país. O investimento pode ocorrer de várias formas, sendo a mais popular a imobiliária, mas também pode incluir transferências de capital e investimento em pesquisa e desenvolvimento. O investimento imobiliário é o que mais atrai a atenção e recentemente passou por reforma que começaram a valer já em janeiro de 2022, com a intenção de atrair mais investimentos nas regiões do interior do país. Grandes propriedades de investimento podem ser encontradas online e, com o cumprimento de alguns critérios, podem ser elegíveis para o regime por apenas 280.000€, desde que tenham mais de 35 anos e numa área com menor densidade populacional

RECOMENDAMOS



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.