Qualquer estudante sabe que existem diversos tipos de produções textuais, e nem sempre é fácil saber as características que distinguem cada um. Principalmente quando ambos apresentam nomes muito parecidos, como é o caso do resumo e da resenha, pode ser complicado saber o que é uma resenha. Para quem está na faculdade, fazendo alguma especialização ou algum curso, diferentes gêneros textuais podem ser pedidos como forma de avaliação e para testar o conhecimento do aluno. E para garantir uma boa nota, é importante saber a formatação e o que se espera desse determinado gênero. Confira a seguir um pouco mais sobre a resenha e porque ela é diferente do resumo.

O que é uma resenha?

Esse gênero textual é caracterizado por ser uma descrição de algo, como por exemplo um filme, livro, texto, etc. Porém, nele deverá ter não apenas uma descrição imparcial, nele deve ser colocado a opinião do autor sobre o assunto.

Basicamente, as pessoas buscam por resenhas para saber sobre um assunto sem ter que ver ele inteiro. Um exemplo muito conhecido são as críticas de filmes, em que as pessoas comumente leem essas resenhas para saber se irão gostar ou não do conteúdo. Dessa forma, as resenhas acabam influenciando a decisão do leitor.

Exemplo de uma resenha
Se você quer entender melhor como funciona uma resenha ou como criar uma, não deixe de conferir a estrutura e modelo de uma resenha.

Resenha vs Resumo

Muitas pessoas podem acabar confundindo resenhas com resumos, contudo ambos são gêneros textuais diferentes. O resumo traz apenas uma descrição superficial sobre o assunto e sem nada opinativo, sendo imparcial. Já a resenha, por trazer uma determinada opinião, positiva ou negativa, discute o assunto com maior profundidade para argumentar sua conclusão. Os resumos também se atentam mais aos acontecimentos gerais, enquanto a resenha traz informações mais pontuais, que podem influenciar o leitor.

Características de uma resenha
Como vimos, a resenha geralmente traz uma opinião sobre o assunto como sua principal característica, sendo que a mesma deve ser breve. Para poder embasar sua conclusão sobre o assunto, o autor fornece algumas informações ou detalhes descrevendo com suas palavras a proposta do filme, livro, ou do que ele estiver escrevendo. Confira um modelo pré pronto aqui.

Caracterisiticas de um resumo
O resumo se trata de uma apresentação de um assunto, sendo que o mesmo deve ser imparcial e não pode acrescentar novas informações. Um resumo nunca deve ser opinativo e geralmente é breve.

Tipos de resenha

Resenha descritiva
A resenha descritiva aborda o assunto para que quem esteja lendo tenha uma noção breve do que se trata, sendo apenas informativa. Portanto, uma resenha descritiva, por exemplo, como aprender espanhol pode ajudar, irá falar sobre o tema de forma superficial, sem dar detalhes de personagens ou momentos importantes.

Resenha crítica
Na resenha crítica ou resenha analítica, como o próprio nome indica, o foco é a opinião do autor com relação ao assunto. O autor irá descrever alguns tópicos e dar sua crítica geral, de forma a influenciar o leitor de maneira positiva ou negativa.

Resenha temática
A resenha temática é um conjunto de textos com o mesmo tema. Ou seja, ela irá descrever sobre vários textos que abordam um mesmo assunto, sendo mais simples que a resenha crítica, pois não é necessário opinar, apenas agrupar os artigos.

Resenha dissertativa
Na resenha dissertativa, diferente das outras, o autor irá usar detalhes da obra para apoiar sua opinião. Assim, ele irá pegar pontos que mostram o porquê de sua opnião ser positiva ou negativa.

Resenha de um livro
A resenha de um livro ou resenha literária irá falar sobre uma obra trazendo informações para que o leitor entenda a proposta do livro. Sendo que a mesma pode trazer a opinião do autor ou não.

Estrutura de uma resenha

A estrutura de uma resenha geralmente segue os pontos destacados abaixo:

– Deve seguir as normas da ABNT, assim como qualquer outro trabalho acadêmico;

– Deve conter a identificação do autor, podendo ser apenas o primeiro nome ou o nome completo, e a profissão;

– O texto não deve apresentar subtítulos, apenas um título inicial de maneira a identificar sobre o que é a resenha;
Deve conter 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão;

– Geralmente é composta de 6 a 10 parágrafos.

RECOMENDAMOS



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.