Por Merelyn Cerqueira

Você já deve ter visto por aí uma série de vídeos mostrando cachorros atentos vendo televisão ou brincando com algo na tela. Mas, você já parou para pensar se eles realmente conseguem enxergar a televisão como nós? Será que eles conseguem ver os movimentos e cores?

A verdade é que tudo depende do aparelho que temos em casa, segundo informações do Diário de Biologia. Os animais são capazes de perceber os movimentos em TVs com imagens mais vivas, como as de LED, Plasma e LCD, por exemplo, enquanto que o mesmo não pode ser dito sobre uma TV de tubo.

Quando nós olhamos para uma tela, de TV, PC ou cinema, por exemplo, temos a impressão de estarmos vendo uma imagem contínua em movimento. Isso ocorre porque nossos olhos não conseguem perceber os frames (quadros) de maneira individual. Essa capacidade que temos de enxergar as imagens de uma tela é determinada pela frequência de pulsação, que gira em torno de 50 a 60 hertz. Já para os cachorros, essa frequência deve ser de 70 a 80 hertz.

As TVs mais antigas, de tubo, tinham a frequência ajustada para a percepção humana de 60 quadros por segundo. Logo, quando os cães olhavam para esses modelos, era como se estivessem vendo fotos piscando, ao invés de uma imagem em contínuo movimento.

Por outro lado, os aparelhos mais modernos (Plasma, LED e LCD) trabalham com uma frequência de pulsação de 100 quadros por segundo ou mais, e isso permite aos cães enxergarem as imagens em movimento como nós.

Segundo o veterinário e professor Ademir Zacarias, da UENP, para o site IDMedPed, embora muitas pessoas acreditem que os cães enxergam apenas em preto e branco, diversos estudos já comprovaram que possuem e utilizam a visão em cores, embora o façam de maneira diferente a dos humanos. Isso porque, eles não conseguem distinguir as cores do espectro que ficam entre o vermelho e o verde. No entanto, eles são capazes de ver vários tons de azul e diferenciar os tons de cinza melhor do que os seres humanos.

De acordo com Zacarias, os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém em um número muito pequeno quando comparado aos humanos. Em números, isso seria algo próximo de 10% da capacidade dos humanos.

FONTEJornal Ciência
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.