Curiosidades

Ter medo de palhaços tem essas 10 razões psicológicas

Muitas pessoas sofrem de verdadeira coulrofobia, o medo de palhaços . Mesmo sem uma fobia completa, todos parecem concordar que os palhaços são um pouco assustadores. Mas você já se perguntou por quê? Logicamente, um palhaço é simplesmente uma pessoa que usa roupas e maquiagem tolas, e ainda assim elas tendem a dar calafrios a quase todo mundo.

10 razões pelas quais você tem medo de palhaços

O sorriso pintado

Há algo de antinatural no fato de que os palhaços estão sempre sorrindo. Estamos logicamente conscientes de que esse sorriso vermelho e pintado é falso. No entanto, torna mais difícil saber quando a pessoa que usa a maquiagem mostra emoção real.

Johnny Depp foi citado dizendo que quando criança ele tinha pesadelos com palhaços. Ele afirma que os sorrisos pintados tornam impossível descobrir se os palhaços estão felizes ou escondendo o fato de que estão prestes a arrancar seu rosto.

Esse sorriso falso faz com que a maioria das pessoas se sinta desconfortável. Como criaturas sociais, lemos os sinais emocionais um do outro para interagir uns com os outros, para nos tornarmos amigos ou até mesmo para fazer pequenas conversas. Imagine tentar conversar com uma pessoa normal que nunca parou de sorrir, nem por um momento.

Eles são imprevisíveis e não confiáveis

Os palhaços são loucos e loucos, e parte da comédia deles é que você nunca sabe ao certo o que eles farão a seguir. Eles podem empilhar 20 de seus amigos em um carro pequeno, borrifar água de uma flor em sua camisa ou jogar um bolo na sua cara. Parte da identidade de um palhaço está fazendo coisas exageradas que normalmente não são consideradas comportamento normal.

As pessoas prosperam quando conseguem seguir uma rotina diária e frequentemente experimentam estresse mental e ansiedade quando suas vidas são imprevisíveis, instáveis ​​ou inseguras. Portanto, só faz sentido que interagir com um palhaço possa ser assustador.

Medo do desconhecido

Penny Curtis, da Universidade de Sheffield, observou que o hospital pediátrico tinha várias pinturas de palhaços nas paredes. Ele decidiu pesquisar 250 crianças de 4 a 16 anos que estavam no hospital para descobrir como se sentiam com essas imagens de palhaços. Os resultados de seu estudo mostraram que a grande maioria dessas crianças estava assustada com palhaços , mesmo aqueles que eram jovens demais para assistir a filmes de terror com palhaços.

A conclusão deste estudo é que as crianças simplesmente as acham “aterrorizantes e incognoscíveis”. Olhar para uma foto de um palhaço não é o mesmo que ver uma foto de um gatinho, por exemplo. Crianças e adultos podem ver a imagem de um gatinho e entender automaticamente o que é um gatinho. A imagem de um palhaço mostra uma criatura abstrata que é difícil de categorizar, quase como olhar para uma imagem de um alienígena, exceto que sabemos que os palhaços são reais.

Eles são assustadores e difíceis de simpatizar.

Quando os palhaços têm maquiagem, eles geralmente permanecem no personagem o tempo todo. Com atores regulares, o público está acostumado a entender uma idéia geral sobre sua carreira.

É fácil para nós entender que atuar é um trabalho, mas é muito difícil entender as motivações por trás de querer agir como palhaço como opção de carreira.

Cultura popular

Os seres humanos têm dois tipos de medo: medo inato e medo aprendido. Um exemplo de um medo inato seria o medo de altura. Muitos de nós experimentamos um medo avassalador quando estamos na beira de um penhasco ou quando visitamos um prédio alto. O medo é uma parte normal de nossos instintos de sobrevivência.

Um exemplo perfeito do medo aprendido de que os palhaços podem ter intenções assassinas seria John Wayne Gacy. Ele era um assassino em série que se vestia como um palhaço em seu tempo livre. Sua história alimentou pesadelos, inspirando coulrofobia em pessoas que talvez nunca a tivessem antes.

Nos anos após seus crimes, os palhaços se tornaram personagens principais dos filmes de terror. Vê-lo no Poltergeist de Stephen King pode ser suficiente para deixar a maioria das pessoas com medo de palhaços .

Na cultura popular, esse medo de palhaços não é novo, no entanto.

Trauma infantil

Em um documentário filmado pela National Geographic, uma mulher que sofreu um trauma de infância com palhaços grita abertamente e chora de medo quando os vê. Ela até se rebela por causa dos brinquedos e imagens dos palhaços aos quais está exposta como parte de sua terapia. Uma vez que o psicólogo leva um palhaço ao consultório, a mulher aterrorizada mal consegue segurá-lo.

Em um artigo do Psychology Today, uma mulher relata a experiência traumática do voluntariado no programa de televisão ‘Bozo the Clown’ quando criança na década de 1960. Ela foi forçada a sentar no colo e assistir de perto que Ele estava franzindo a testa, apesar do sorriso pintado. Também cheirava a álcool.

Ela entrou em pânico e vomitou por todo Bozo, que começou a xingar. A ilusão do palhaço feliz foi quebrada, e a experiência a traumatizou desde então. Muitas outras pessoas com um caso grave de coulrofobia provavelmente tiveram experiências traumáticas semelhantes em uma festa de circo ou aniversário que as levaram a temer palhaços.

Complexos de inferioridade e superioridade

Ao longo da história, parte do propósito de um palhaço era ajudar a auto-estima do espectador. Os bobos da corte (também conhecidos como “tolos”) deveriam ser provocados por serem tão estúpidos, e os palhaços costumam ser os mesmos.

Em um estudo da Theodora Foundation , os pesquisadores viajaram com palhaços para hospitais pediátricos em Ontário, Canadá. Em suas descobertas, os pesquisadores mencionaram que as crianças podem se sentir melhor consigo mesmas se puderem rir de outra pessoa por serem estúpidas ou estúpidas. Isso dá às crianças doentes terminais um impulso desesperadamente necessário do ego.

No entanto, esse tipo de humor pode não ser o melhor para as pessoas comuns. As pessoas que agem superiores aos outros são na verdade muito inseguras e buscam a segurança dos outros para se sentirem bem consigo mesmas. Uma publicação da Universidade da Califórnia em Berkeley, pessoas felizes não sentem a necessidade de serem superiores a outras.

Em resumo, a pessoa comum com uma quantidade razoável de felicidade e auto-estima não procura rir de alguém como um palhaço. Como muitas pessoas não querem ou precisam desse tipo de risada em suas vidas, é estranho estar perto de um palhaço tentando forçá-lo a você.

Eles não são mais engraçados

Com o tempo, a comédia popular mudou de acordo com os eventos atuais e uma evolução natural do gosto cultural. Por exemplo, se vemos um palhaço caindo em uma casca de banana ou batendo na cabeça de um amigo com um martelo gigante, este seria um exemplo de comédia física ou “palhaçada”. No entanto, o pastelão não é popular há algum tempo porque a sociedade é muito solidária com a dor de outros seres humanos.

Nosso desconforto com os palhaços pode ser parcialmente atribuído a mudanças culturais no que achamos divertido.

Crianças e adultos podem se sentir confusos e desconfortáveis ​​quando se espera que riam de algo que simplesmente não lhes parece engraçado. É comum que as pessoas, principalmente as crianças, sintam ansiedade e medo social em situações em que não têm certeza de como reagir.

Teoria extravagante de Freud

Em sua publicação de 1919 “The Uncanny”, o psicólogo mundialmente famoso Sigmund Freud explica que podemos estar assustados com algo que é familiar e ainda desconhecido para nós. Usando o exemplo hipotético de um ser humano com a cabeça ou os membros decepados, Freud diz que focaremos imediatamente em partes do corpo que são diferentes e não naquelas que ainda estão intactas.

Um palhaço tem características semelhantes às de um ser humano: boca, nariz, orelhas, mãos, pés e cabelos. No entanto, as partes do corpo de um palhaço são ampliadas ou exageradas: sapatos gigantes, lábios anormalmente grandes pintados em um rosto branco e um enorme nariz vermelho. As pessoas percebem diferenças em outros seres humanos com muito mais facilidade do que semelhanças, e isso pode causar medo e desconforto.

Traduzido e Adaptado do site La vida Lúcida

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

Recent Posts

Jornalista vai cobrir acidente e descobre que a vítima fatal é a própria filha filha: “Deus a levou de volta”

Conforme noticiado pelo site Ric     Tragicamente, a jovem de 21 anos, Kamilly Vitória Cândido,…

2 meses ago

O crescimento impressionante dos e-sports mobile até 2024

  Os esportes eletrônicos, ou e-sports, têm experimentado um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Diversos…

2 meses ago

Netflix lança FILME SENSACIONAL e agrada em cheio aos seus assinantes

A Netflix promete agitar seu final de semana com um lançamento imperdível nesta sexta-feira, 08…

2 meses ago

Mãe de Davi se muda para apartamento mobiliado pago por concorrente da Globo

Hoje, dia 7 de março, a vida de Elisângela Brito, mãe de Davi, participante do…

2 meses ago

Wanessa emociona a internet ao rever família e internautas se inflamam contra Davi

Após ser eliminada do BBB 24, Wanessa voltou para o seio de sua família. Um…

2 meses ago

TV Globo esclarece o motivo da EXPULSÃO de Wanessa Camargo

A TV Globo confirmou a expulsão de Wanessa Camargo do BBB 24 por bater na…

3 meses ago