Terremoto de 7,8 de magnitude causa a morte de mais de 1,2 mil na Turquia e Síria

O maior terremoto havido na região desde 1939, de magnitude 7,8 e com duração mais de um minuto e meio, e também teve impacto em Israel, no Líbano, no Iraque e no Chipre. Segundo agências internacionais, milhares de pessoas ainda estão desaparecidas.

Conforme noticiado pelo g1, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), causando mais de 1.200 mortes nos dois países e 50 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos.

É o tremor mais intenso desde 1939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,5 também na região central da Turquia.

Cenas publicadas na internet dão mostra da magnitude da tragédia:

A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada – imagens mostram prédios inteiros desabados e municípios amplamente destruídos.

Equipes de resgate e aeronaves da Turquia ainda vasculham toda a região ao redor da cidade de Kahramanmaras.

Faz muito frio na região, mas milhares de pessoas foram obrigadas a saírem de edifícios danificados e se reuniram nas ruas cobertas por neve, em razão do risco de desmoronamento.

O presidente da Turquia veio a público falar sobre a tragédia. Recep Tayip Erdogan, lamentou o episódio.

“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, disse.

Confira mais sobre isso no vídeo abaixo:



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.