Sabe aqueles dias em que você de-tes-ta ter que fazer dieta e acha tudo injusto? Pois bem, não precisa mais se preocupar, estamos todos no mesmo barco. Um recente estudo revelou que nosso cérebro foi criado para odiar dietas, mesmo quando precisamos delas.

Explicando melhor; uma pesquisa feita pelo Howard Hughes Medical Institute demonstrou que nosso desejo de continuar sempre comendo mais pode estar na nossa mente, graças a células super sensíveis à fome. Chamados de AGRP, estes neurônios foram encontrados inicialmente no cérebro de ratos de laboratórios e, posteriormente, relacionados também a humanos.

Liderado pelo médico Scott Sternson, o estudo explica que quando estes neurônios recebem sinais de que você começou a perder peso, sua reação é aumentar o apetite. Na prática, isso quer dizer que aquela sua vontade inexplicável de trapacear na dieta pode não ser apenas falta de disciplina ou motivação. É possível que sua mente, sem entender o que está acontecendo, esteja pedindo mais comida para satisfazer as necessidades cerebrais.

Por enquanto, a ação destas células ainda é um desafio para os cientistas, especialmente porque possui muitas qualidades também. Assim, não é apenas uma questão de aprender a driblar estes neurônios, mas de saber como fazer isso sem colocar sua sobrevivência em risco. Isso porque parte da função destes neurônios é impedir que você morra de inanição. Caso este mecanismo não existisse, seria fácil você esquecer que precisa se alimentar, podendo passar tempo demais sem comer e só perceber quando o organismo estiver debilitado.

Com estes resultados iniciais, a meta agora é estudar as células responsáveis pela sensação de sede e desenvolver novas técnicas para tratar doenças variadas, inclusive a obesidade.

Se você tem dificuldade em perder peso e fica se culpando, talvez este seja o momento de esquecer a pressão do emagrecimento. Claro que é importante se esforçar e fazer sua parte para conseguir resultados, entretanto, pode ser que apenas isso não seja suficiente e a culpa não é sua.

Na verdade, mesmo se estes neurônios não estejam diretamente ligados aos seus problemas de peso, a gente sabe que nossa mente é poderosa, tanto positiva quanto negativamente. Então, nada de ficar se culpando se você não conseguir seguir a dieta direitinho todos os dias. Ter deslizes é natural e o mais importante é não desistir do emagrecimento no meio do caminho. Tudo bem cair de vez em quando, desde que você levante sempre!

FONTEEmagrecer rápido
COMPARTILHAR

A Grande Arte De Ser Feliz
Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

COMENTÁRIOS