Para muita gente, a melhor maneira de se sentir menos sobrecarregada ou estressada envolve fazer ioga, meditar ou recorrer à massagem. No entanto, para outras, limpar o pó das prateleiras, a cozinha ou mesmo organizar o armário é igualmente benéfico para sua saúde mental.

Em outras palavras, a simples visão de uma casa limpa e organizada pode ajudá-las a relaxar, mesmo depois de um dia cansativo:

“Uma casa desorganizada desencadeia estresse, porque há uma grande quantidade de informações e coisas a fazer. Uma pessoa que é muito caótica acaba sendo mais ansiosa. E mesmo que esse estresse seja sutil, com o tempo ele desencadeia alguns sintomas físicos e emocionais”, explica a psicóloga Marilene Kehdi (capa).

Leia também: Princesa japonesa deixa realeza para se casar com namorado de origem humilde

Em suma, o impacto negativo da desordem e bagunça é real para muitas pessoas. Logo, manter a casa limpa e participar do processo de limpeza é benéfico e cientificamente comprovado.

Manter espaços desordenados e caóticos também podem contribuir negativamente para o diagnóstico de depressão.

Como exemplo, podemos citar o estudo “Boletim de Psicologia Social e Personalidade”, que constatou que as mulheres que descreviam seus espaços residenciais como desordenados ou cheios de projetos inacabados tinham mais probabilidade de ficarem fatigadas e deprimidas do que as mulheres que descreviam suas casas como repousantes e restauradoras.

Por fim, a desordem pode nos levar à redução do foco, confusão e tensão, uma vez que está ligada às emoções negativas, como confusão, tensão e irritabilidade, enquanto uma casa organizada tende a produzir emoções mais positivas, como calma e uma sensação de bem-estar.

Para o nosso cérebro, existe relação direta entre espaços desordenados e negócios inacabados. Essa falta de integridade pode ser bastante estressante para algumas pessoas. Esse fato é especialmente verdadeiro quando as pessoas têm preocupações significativas pressionando suas vidas.

Assim, listamos abaixo benefícios da limpeza e organização:

1. A limpeza pode beneficiar a saúde mental;
2. Você cria um maior controle sobre seu próprio ambiente;
3. Haverá uma tendência mais forte de bom-humor no seu cotidiano;
4. A hora da faxina é um excelente exercício para manter o foco.

Leia também: Noiva casada com um vestido tátil para que o marido cego a sentisse ao seu lado: “Eu poderia imaginá-la”

Fonte: Portal Raízes

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS