Um grupo de coletores de lixo de Ancara, capital da Turquia, decidiu abrir uma biblioteca comunitária com os livros que coletaram do lixo, após constatar que havia centenas de livros descartados nas ruas.

Tudo começou quando Serhat, 32 anos, resolveu reciclar os livros que encontrou na época, pois sempre sonhou em ter uma biblioteca. Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo reunir livros suficientes para construir uma pequena biblioteca para uso interno dos coletores.

Leia também: Menino de 9 anos raspa o cabelo em apoio ao amigo internado com câncer

Nos meses seguintes, eles continuaram ampliando o acervo de livros e cogitaram a possibilidade de criar uma biblioteca comunitária para suas famílias.

Com o tempo, o grupo de trabalhadores resolveu entrar em contato com o prefeito da cidade, para poder levar os livros para um local onde toda a comunidade teria acesso, já que após sete meses já haviam recolhido centenas de livros e revistas.

Leia também: Jovens criam piso solar feito com garrafas recicladas que geram energia durante o ano todo

Dessa forma, a prefeitura viabilizou e adaptou uma antiga olaria do bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos. Após a divulgação do trabalho de sucesso dos coletores, dezenas de vizinhos passaram a doar livros, catálogos e revistas para contribuir com mais opções para a comunidade.

Após a inauguração da biblioteca comunitária, eles conseguiram ter mais de 6 mil livros catalogados com seções infantis, livros de pesquisa científica e até muitos em outros idiomas como inglês e francês. Contam ainda com zona de leitura, zona infantil, espaços para jogos de tabuleiro e cafetaria.

Desta forma, a biblioteca de colecionadores tornou-se um novo espaço cultural para Ancara e seus moradores. Sem dúvidas, uma iniciativa maravilhosa!

Fonte: RPA

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS