A água ainda é um recurso “premium” para muitas famílias ao redor do mundo, que carecem do seu acesso fácil e gratuito. É o caso da comunidade de São Félix do Xingu, no Pará, e a família de Joana de Souza.

Ela mora com o marido e dois filhos pequenos, de 9 e 10 anos. Em sua cidade existe um único poço para mais de 300 famílias locais, e a quantidade é limitadíssima para todos.

Leia também: Maraisa publica sua última conversa com Marília Mendonça: ‘Que dor’

“Alguns dias temos água e outros não. Realmente retarda a vida das pessoas. Às vezes, tem que buscar água na casa dos vizinhos”, disse ela ao portal RPA.

Ela se cansou de depender da única solução disponível na vizinhança e decidiu por conta própria encontrar outra. É por isso que começou a construir seu próprio poço no quintal de sua casa para seguir em frente.

Uma excelente iniciativa que começou um dia quando ela estava em busca de água, embora exija muito esforço e trabalho, e para torná-la ainda mais admirável, ela o fez completamente sozinha. O marido dela sofreu um derrame em 2019 e seu braço esquerdo estava paralisado, ele teria ficado feliz em ajudá-la, mas por causa disso não pôde .

Seus filhos, sendo muito pequenos, também não puderam colaborar, mas a força desta mulher é extraordinária em ajudar sua família. “Encontrei o tesouro que procurava”, disse ela em sua conta no TikTok, onde postou seu progresso.

Leia também: Robin Williams sempre exigia a contratação de moradores de rua em seus filmes

A casa deles é de madeira e o banheiro fica no quintal, eles também não têm muito dinheiro e por isso não puderam pedir a alguém para fazer a obra, mas a construção aos poucos deu muito bons resultados . “Não tenho dinheiro para pagar. Tenho que fazer sozinha, estou caçando água para me livrar da falta de água “, disse.

“Graças a Deus já deu sinal de água, está muito úmido lá embaixo”, detalhou em um vídeo do TikTok . O poço tem mais de 3 metros de profundidade e está pronto, com a ajuda de mais pessoas ele conseguiu erguer as paredes e eles testaram a água que já podem beber.

Todo o esforço valeu a pena.

Fonte: RPA

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS