Com meia dúzia de materiais reciclados e muita criatividade à disposição, um idoso mexicano de 71 anos inventou um fogão solar capaz de produzir calor suficiente para aquecer – e cozinhar – os mais diversos alimentos.

Dom Maximino Antonio Piedad nunca foi à escola, mas possui uma inteligência e praticidade ímpares.

Munido de uma antena de televisão e uma grelha, ele desenvolveu um fogão ecológico.

A antena reflete grande parte da luz do sol sobre a grelha, esquentando-a e, por consequência, cozinhando os alimentos da panela.

De acordo com Maximino, “você pode preparar rosbife, feijão, frango, além de esquentar água para o café” com o fogão. O idoso é natural de Amatitla Santiago, em San Luis Potosí, no México.

Sem nunca ter frequentado a escola, o inventor septuagenário começou a ler apenas aos 20 anos. Hoje, ele mora numa casa humilde no centro de Ecatepec, no México.

Questionado sobre o propósito de sua invenção, ele afirmou que deseja cuidar do meio ambiente e apoiar quem não tem “tantos recursos”, como ele.

Leia tambémPadre Julio Lancellotti diz que Paulo Gustavo doou R$ 1,5 milhão para a caridade

Em um vídeo viral que circula nas redes sociais, Maximino demonstra como os raios de sol incidem na antena e refletem na grelha, gerando calor.

A energia térmica transferida de um canal à outro é tamanha que pode tostar uma folha de jornal em segundos e ferver a água de uma panela em poucos minutos.

Leia tambémEmpresa lança o 1º desodorante do mundo pensado para pessoas com deficiência visual e motora

Confira abaixo como funciona:

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS