Quem diria que um produto tão cobiçado por pessoas em busca de melhorias estéticas poderia se tornar um aliado no combate ao transtorno de ansiedade?

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), descobriu que a toxina botulínica, o famoso “botox”, pode ser uma nova opção para tratar da ansiedade crônica.

Hoje, a substância é aplicada em tratamentos de beleza, seja em clínicas estéticas ou consultórios privados, mas também para fins terapêuticos, como os espasmos musculares.

De acordo com os pesquisadores norte-americanos, houve uma redução de 22% a 72% no risco de ansiedade em pessoas que usaram botox para combater o transtorno.

Leia também: Estudante de Design cria robô autônomo que percorre desertos plantando sementes

A alta taxa de variação depende do local onde a toxina botulínica é aplicada, comoo a face ou o pescoço.

Para completar o estudo, os pesquisadores da UCSD usaram dados do FDA (a Anvisa dos EUA) que tem um banco de dados com quase 40 mil registros de efeitos positivos e negativos relatados por pessoas que receberam aplicações de botox em solo estadunidense.

“Um grande número de diversos efeitos adversos estão sendo relatados ao FDA e o objetivo principal geralmente é encontrar os efeitos colaterais prejudiciais”, declarou o professor de farmácia da UCSD, Ruben Abagyan.

“Mas por que não fazemos o oposto? Por que não encontramos efeitos benéficos?”. O professor procurou pela ausência ou redução de frequência de episódios de ansiedade e transtornos relacionados a essa condição, no comparativo com um grupo de controle, ao receber Botox.

Com os dados em mãos, Abagyan concluiu que a toxina pode ser uma aliada no combate à ansiedade. Ainda assim, ele enfatiza, os dados utilizados no estudo não foram coletados com o objetivo de explorar diretamente a associação entre a aplicação de botox e transtornos de ansiedade.

Vale frisar também que a equipe excluiu do estudo pessoas que estavam tomando medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, para evitar distorções.

Leia também: Bebê recém-nascido é encontrado abandonado dentro de lata de lixo de avião

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS