Faz apenas uma semana que Fernanda Moreira e seus oito filhos vivem com um banheiro  completo dentro de casa, com vaso sanitário, chuveiro e pia com água corrente – algo que lhes era privado há vários anos.

Isso porque após uma reportagem do G1, a mulher que dividia um só cômodo com todos os filhos recebeu uma reforma em sua casa, no Conjunto Taquaril, em Belo Horizonte (MG).

A onda de solidariedade transformou o dia a dia da família. “O nosso banheiro era do lado de fora. A gente acostuma com a feiura das coisas. Quando vem uma coisa bonita dessa, a gente nem acredita”, disse Fernanda.

Leia também: Chimpanzé idosa que ficou doente não aceitava comer até reconhecer a voz de seu amoroso cuidador

O cômodo único abrigava cozinha, sala e quarto simultaneamente. As crianças deitavam em colchões, enquanto a mãe dormia em um lençol no chão com o marido.

Com a pandemia de Covid-19, o desafio da família era lavar as mãos.

Felizmente, a situação começou a melhorar depois que o G1 contou a história da família Moreira, em abril do ano passado.

Aos poucos, doações começaram a chegar e a primeira iniciativa partiu da própria comunidade.

“O Pedro Fernandes, lá da farmácia, começou comigo a reforma. Nós conhecemos a casa da Fernanda. Entregamos a cesta. Antes seria só o banheiro, depois conheci o casal Isabella e Martuse. Aí a casa foi totalmente reformada”, disse André Cavaleiro, líder comunitário do Alto Vera Cruz.

Leia também: Cão desaparecido volta para casa de madrugada e aperta a campainha com o focinho

Ao mesmo tempo, os designers Isabella Rodrigues Vianna Fornaciari e Martuse Gontijo Fornaciari, responsáveis por organizar o projeto e arrecadar doações, procuraram por Fernanda um dia depois da publicação da reportagem.

“A casa antes tinha só um cômodo. Agora ele tem quatro cômodos sendo dois quartos, um banheiro e cozinha. Os beliches foram doados, assim como a tinta e os colchões”, disse Isabella.

Weverton, 15 anos, um dos oito filhos de Fernanda, se emocionou ao falar da nova casa. “A gente passou por tanta coisa aqui dentro. Só tenho a agradecer”, contou.

Faz alguns meses que Fernanda e o marido estão desempregados.

Eles têm se virado com pequenos bicos e ajuda dos vizinhos. “Nós vamos vivendo como Deus quer, né? Mas só em saber que meus meninos não dormem mais no chão e que tem um banheiro dentro de casa, fico feliz demais. Obrigada”, disse Fernanda.

Fonte: G1

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS