Desde que as sirenes tocaram na Ucrânia anunciando o ataque de Vladmir Putin, milhares de famílias estão em desespero em busca de lugares mais seguros, sem abandonar seus animais de estimação.

Na correria, saem de suas casas, levando apenas seus bens materiais essenciais, como roupas, documentos e alguns objetos mais caros, incluindo também seus mascotes.

Existem milhares de cidadãos ucranianos cujas vidas foram viradas de cabeça para baixo pela brutalidade da guerra após a invasão russa.

Leia também: Pai de 72 anos espera todos os dias por sua filha em uma parada escura para acompanhá-la em casa

Centenas de pessoas se refugiaram na estação de metrô de Kiev para escapar dos bombardeios inimigos. Muitas pessoas que se imortalizaram na companhia de seus cães e gatos: algumas em cadeirinhas, outras na coleira e outra ainda em seus braços.

Eles também estavam visivelmente com medo. Alguém se agarrou ao seu cachorro peludo para consolá-lo, como mostram as fotos que chegam da capital ucraniana.

Milhares de pessoas estão tentando deixar o país para entrar na Romênia ou na Hungria, levando animais de estimação. Felizmente, a associação romena Casa lui Patrocle Suceava já anunciou que oferecerá assistência às famílias ucranianas e seus animais de estimação.

Faremos todo o possível para encontrar alojamento, abrigo e assistência veterinária para os animais que necessitem do nosso apoio – afirma a associação – independentemente da espécie (cães, gatos, cavalos, touros, bovinos, aves). A segurança das pessoas é agora a prioridade das autoridades. Mas através do perfil da nossa atividade de Proteção Animal também damos importância ao destino das vítimas colaterais, dos sem voz que precisam de ajuda.

Ser capaz de levar seu animal de estimação com você não é nada fácil no meio de uma guerra. No entanto, o povo ucraniano está conseguindo, dando a todos uma grande lição. E pensar que em tempos de paz há quem abandone o seu cão ou gato por motivos fúteis e absurdos, por exemplo para ir de férias ao estrangeiro…

Leia também: Casal desfruta de uma vida sem estresse em sua pequena casa moderna e milimetricamente planejada

Fonte: Green Me

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS